15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
15/08/2023

Fiz um Pix errado, e agora?

Foto: Reprodução

Enviar Pix para a pessoa errada é uma coisa mais comum do que parece, e que nem sempre tem solução, mas que pode ser revertida dependendo do caso; saiba o que fazer se isso aconteceu com você

Fazer Pix errado é algo que acontece com mais frequência do que esperado. O método de pagamento é prático e facilitou o dia a dia dos brasileiros, mas, por ser instantâneo, recuperá-lo em casos de erro é um pouco mais difícil do que em outras vias.

 

No entanto, não é impossível: além do Banco Central do Brasil ter desenvolvido um Mecanismo Especial de Devolução (MED), você pode ainda recorrer à instituição financeira em questão ou entrar em contato com o destinatário do Pix errado. Vale lembrar que não devolver uma transferência feita equivocadamente para você é crime.

 

O TechTudo preparou um guia rápido do que você deve fazer se fez um Pix errado para alguém. Nas linhas a seguir, veja o que você precisa saber para usar o método de transferência com segurança.

 

Veja também 

 

Inteligência artificial aponta como é o 'padrão ideal' para candidatas a Miss em vários países

 

Fim da surdez? Cientistas conseguem reverter perda auditiva em cobaias

 

FIZ UM PIX ERRADO, E AGORA?


Se você transferiu dinheiro para alguém equivocadamente via Pix, há alguns caminhos que você pode seguir para reaver a quantia. O principal deles é via Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo Banco Central principalmente para casos de golpes. Porém, é importante frisar que, para que esse método funcione, é preciso agir rapidamente. De acordo com Cristiano Maschio, CEO da empresa especializada em finanças digitais Coretech Qesh, o passo a passo para solicitar essa devolução é o seguinte:


Após fazer o Pix errado, dê um print na tela de transferência e entre em contato com a instituição financeira pelo chat ou telefone;
Em contato com um atendente do banco, explique que houve um envio errôneo via Pix e que você precisa acionar o MED;
A instituição financeira enviará uma notificação ao banco recebedor. Caso a notificação seja aceita, e haja saldo na conta do destinatário, a devolução é feita.


Outra possibilidade para reaver o dinheiro é entrar em contato com a instituição financeira que você utiliza e pedir instruções. Ainda, você pode também buscar pela pessoa que recebeu o dinheiro, seja por telefone ou e-mail, e solicitar a devolução. Caso ela não devolva a quantia de forma amigável, uma possibilidade final é entrar na justiça - já que, de acordo com a lei brasileira, essa prática figuraria apropriação indébita.

 

Vale lembrar, porém, que, por se tratar de um método instantâneo de transferências, não é em todo caso que você vai conseguir reaver o dinheiro transferido via Pix. A restituição do valor vai depender da instituição financeira, da boa vontade do destinatário e da sua agilidade em ir atrás da solução.

  

NÃO FIZ UM PIX ERRADO, MAS SIM FUI VÍTIMA DE GOLPE. O QUE FAZER?


Se você fez um Pix certo, mas para uma conta golpista, o MED também é o mecanismo que você deve acionar. Como no caso do envio para um destinatário errado, é preciso agir com agilidade. Ainda, especialistas consultados pelo TechTudo indicam abrir um boletim de ocorrência caso você seja vítima de um golpe - isso pode inclusive ajudar na restituição do dinheiro.

  

SE EU RECEBI UM PIX ERRADO, EU PRECISO DEVOLVER?

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Se você recebeu um Pix que não era para você, sim, você precisa devolver o dinheiro. Isso porque manter a quantia pode, além de bloquear a sua conta, culminar em um processo judicial - já que, em tese, figuraria apropriação indébita. Por esse motivo, caso você receba inesperadamente um Pix e não saiba de onde ele veio, confira quem enviou ele a você. Para isso, basta abrir o seu aplicativo de banco e buscar pelo extrato. Caso você desconheça o remetente do Pix enviado a você, entre em contato com ele via celular ou e-mail.

 

Fonte: Tech tudo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.