29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
14/09/2021

Flamengo não pode ser punido pela CBF por jogo com público contra o Grêmio; entenda

Foto: Reprodução

Bandeiras de torcidas do Flamengo

Enquanto a liminar do STJD, que permite que o Flamengo tenha público em seus jogos como mandante, estiver em vigor, o clube não poderá ser punido pela CBF. A discussão sobre uma possível sanção se iniciou após o rubro-negro ter recebido autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro para que o jogo contra o Grêmio no Maracanã, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, possa receber torcedores e também outras duas partidas, pelo Brasileiro e Libertadores.

 

A hipótese de uma punição ao Flamengo na Copa do Brasil foi levantada por um suposto descumprimento ao regulamento da CBF. Segundo o “Protocolo de recomendações para retorno do público aos estádios” elaborado pela confederação para suas competições, se um clube tem autorização dos órgãos públicos para ter torcida no estádio e o outro não, ambos os jogos devem ser sem torcida.

 

Diz o documento: “em partidas ida e volta (mata-mata), no caso de um dos clubes envolvidos não ter autorização pelo órgão sanitário local para receber público no estádio, ambas as partidas não terão público. Exemplo: Clube A da UF 1 tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 20% do estádio, enquanto Clube B da UF 2 não tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público (0% do estádio). No caso de confronto entre as equipes em formato eliminatório ida e volta, nem Clube A nem Clube B poderão receber público nos seus respectivos estádios”.

 

Veja também

 

Veja qual a capacidade máxima de torcedores permitida em cada estádio de Santa Catarina

 

David Luiz é regularizado e já pode estrear no Flamengo

 

No entanto, de acordo com a própria CBF, enquanto a liminar do STJD estiver em vigor, a confederação nada pode fazer contra o Flamengo, já que a decisão judicial se sobrepõe ao regulamento. E também porque o quesito “público nos estádios” é uma questão administrativa e não esportiva.

 

O Flamengo só poderá ser punido pela CBF caso a liminar dada ao clube seja cassada pelo presidente do STJD, Otávio Noronha — que foi quem concedeu o direito ao rubro-negro —, e ainda assim o Flamengo permita torcida no estádio. Neste caso, o clube não estaria mais respaldado pela Justiça e, aí sim, estaria descumprindo o regulamento.

 

Há na mesa de Noronha um pedido feito por 17 clubes da Série A (exceto o próprio Flamengo, Atlético-MG e Cuiabá) para que a liminar seja revogada. Oficialmente, o STJD diz que o presidente está analisando o pedido e que não há prazo para uma resposta. No entanto, a possibilidade de o documento ser analisado até quarta-feira é extremamente remoto, o que garante o público no jogo contra o Grêmio. A liminar concedida ao Flamengo será discutida pelo pleno do tribunal, ou seja, pelos outros auditores, apenas no dia 23 de setembro.

 

O Grêmio chegou a cogitar não entrar em campo na quarta-feira, mas mudou de posição justamente para evitar ser punido. O Regulamento Geral de Competições da CBF prevê sanção aos clubes que perdem por W.O., como a desclassificação do campeonato. O tricolor gaúcho chega ao Rio de Janeiro nesta terça-feira, em voo fretado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Enquanto isso, o Flamengo mantém a venda de ingressos para a partida. Para este jogo, será permitida a presença de 24.783 pessoas, aproximadamente 35% da capacidade do Maracanã. A venda é online e os ingressos custam de R$ 100 a R$ 900. Entretanto, a venda só é permitida para aqueles que comprovarem terem tomado vacina contra a Covid-19 e realizarem exame em laboratórios conveniados com o clube.

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.