20 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
10/04/2022

Flordelis: ex-PM acusado de chacina é um dos réus que irá a julgamento

Foto: Reprodução

Marcos Siqueira da Costa, em imagem dos tempos de PM, e a ex-deputada Flordelis quando foi presa

Dividido em três partes, o julgamento do caso Flordelis terá a sua segunda etapa na próxima terça-feira. Depois de dois dos filhos da pastora serem condenados em novembro do ano passado, mais três herdeiros da pastora sentarão no banco dos réus: Carlos Ubiraci, André Luiz de Oliveira e Adriano dos Santos Rodrigues. Farão companhia ao trio o ex-PM Marcos Siqueira da Costa e a esposa dele, Andrea Santos Maia. Já a própria Flordelis dos Santos de Souza tem julgamento previsto para daqui um mês, em 9 de maio, na companhia de duas filhas e uma neta.

 

Apesar de envolvidos nas apurações sobre a morte do pastor Anderson do Carmo , marido da ex-deputada, crime pelo qual dois dos outros réus são acusados, Siqueira da Costa e Andrea respondem, assim como Adriano, apenas por uso de documento falso e associação criminosa. Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público, o casal colaborou para forjar uma carta na qual Lucas Cézar dos Santos de Souza, um dos filhos de Flordelis já condenados pelo homicídio, assumia toda a responsabilidade pela morte.

 

Posteriormente, Lucas acusou a mãe de ser a responsável por escrever o texto e afirmou que apenas copiou o conteúdo dentro do Presídio Bandeira Stampa, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio, onde encontrava-se preso. No mesmo local, encontravam-se detidos Flávio dos Santo Rodrigues, irmão dele, também já condenado, e o ex-PM Marcos Siqueira, que cumpre pena por uma chacina ocorrida em março de 2005 na Baixada Fluminense.

 

Veja também

 

Globoplay está preparando documentário sobre Flordelis, acusada de mandar matar o marido

 

Justiça marca julgamento de Flordelis e dos filhos pela morte de Anderson do Carmo

 

Lucas revelou que foram Flávio e Marcos que entregaram a carta de Flordelis e o orientaram a escrever uma nova, de próprio punho, repetindo o mesmo texto. Já Andrea teria sido a pessoa responsável por fazer com que o material elaborado pela pastora chegasse à penitenciária, durante uma visita ao marido.

 

"A carta veio pra mim na mão. Só copiei a carta. Foi minha mãe que mandou pra mim a carta da rua", afirmou Lucas durante depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI), responsável pelas investigações. Ao ser questionado sobre o porquê de ter aceitado assumir a autoria do crime, Lucas disse que não aguentava mais ver Flávio "choramingando" e que, além disso, o irmão havia prometido ajudá-lo quando ele fosse solto.

 

De acordo com as autoridades, o ex-policial militar participou diretamente do plano da confecção da carta. Ele é acusado de pressionar Lucas para que ele copiasse o texto da correspondência e também de auxiliar Flávio e Flordelis até mesmo na escolha das informações falsas que foram inseridas no documento.

 

Além da entrada no presídio com a mensagem escrita por Flordelis, Andrea também teria sido a responsável por retirar a carta forjada da cadeia. Adriano, que também será julgado nesta terça, buscou o material e levou até a mãe. "Sua vitória está nas mãos do Adriano. Seu filho mandou", escreveu Andrea para Flordelis no dia 15 de setembro de 2019.

 

As trocas de mensagens entre Andrea e Flordelis levaram a polícia a acusar a ex-deputada de ter agido para manipular as investigações. As conversas foram encontrados no celular da pastora, apreendido dois dias depois do recado enviado pela mulher do ex-PM. Nas mensagens, Flordelis e Andrea tratavam detalhes sobre a confecção da carta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Mas agora, na hora que pegar essas provas, é o advogado fazer o papel dele muito bem feito, porque eles vão fazer de tudo para não dar importância, né. Então a gente tem que movimentar todas as estratégias certas para desbancar. Porque tu vai destruir a carreira dessa delegada da DH. Você sabe, né?", afirmou Andrea para Flordelis em um dos áudios, referindo-se à delegada Bárbara Lomba, que conduzia as investigações do caso à época. 

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.