25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
30/09/2021

Flores no skin care: turbine seus cuidados faciais com essas receitas caseiras

Foto: Reprodução

Sabia que os ativos das flores podem ser usadas nos seus cuidados faciais diários? Confira as receitas e leve o clima da primavera para a sua rotina de skin care

Se você é uma dessas pessoas que ama skin care, provalmente deve estar sempre ligada quando aparece alguma receitinha de máscara facial caseira . O que poucas pessoas sabem é que além de poder cuidar da pele facial com ingredientes que temos na cozinha de casa, também dá pra incluir os ativos das flores para turbinar os cuidados com a pele.

 

Várias espécies de plantas têm propriedades medicinais e cada flor possui uma variedade de substancias ativas com propriedades únicas entre si. É o que os especialistas chamam de princípio ativo.

 

Como uma flor pode conter vários ativos, elas possuem várias propriedades medicinais e estéticas. Confira a seguir algumas receitas de como usar flores no seu skin care preparadas pelo farmacêutico e homeopata, Jamar Tejada.

 

Veja também 

 

Massagem capilar: veja os benefícios e como fazer

 

Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção

Calêndula

 

6 incríveis benefícios da calêndula para a saúde (e como usar) - Tua Saúde

 

Função: minimizar rugas

 

Receita: Óleo de calêndula

 

Após lavar em água corrente, macerar 20 g das flores de calêndula em 250 ml de óleo de oliva extra virgem durante 20 dias, no escuro e em recipiente de vidro escuro (âmbar). Filtrar com pano e espremer. Aplique o óleo para atenuar as rugas à noite, lave bem pela manhã.

 

Lavanda

 

Como plantar lavanda | CASA.COM.BR

 

Função: antisséptica e cicatrizante

 

Receita: Tintura de lavanda

 

Após lavar em agua corrente 10g de flores de alfazema, as disperse em 2 litros de álcool neutro ou de cereais, deixar em repouso por pelo menos uma semana. Molhe um algodão com a tintura e use como antisséptico e cicatrizante.

 

Alfazema

 

Benefícios do Chá de Alfazema - Calmante - Insônia - Dor de Cabeça - YouTube

 

Função: aliviar o aspecto cansado

 

Receita: Essência de alfazema

 

Coloque um punhado de flores frescas de alfazema em 750ml de azeite e deixe macerando por 20 dias em local longe de luz e umidade. Filtrar em tecido de linho. Para aliviar cansaço, pingar algumas gotas desse óleo sobre um torrão de açúcar, dissolvendo-o lentamente na boca e pingar algumas gotas sobre as têmporas e os pulsos.

 

Camomila

 

Camomila: para que serve e como fazer o chá - Tua Saúde

 

Função: clareadora

 

Receita: hidratante de camomila

 

Lave 1 xíc. (chá) de flores de camomila em agua corrente. Bata no liquidificador 1 xíc. (chá) de flores de camomila e ½ pote de iogurte natural, deixe em repouso por uma hora. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 40 minutos. Tire com algodão embebido em água.

 

Rosa branca

 

Conheça o poder da rosa branca – Jornal O Paraná

 

Função: Esfoliante

 

Separe as pétalas de 3 rosas brancas em um recipiente.

 

Adicione 6 colheres (sopa) de farelo de aveia, 1 col. (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem. Misture bem. Aplique a mistura durante o banho, massageando com suavidade, use uma vez por semana.

 

Rosas e camomila

 

Flores: tipos, estruturas, características e significados

Fotos: Reprodução 

 

Função: hidratante

 

Receita: Leite de rosas

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Lave as pétalas de rosas (8 botões de rosas brancas) e as flores de camomila (4 colheres de sopa) em água corrente. Coloque tudo em um recipiente de vidro. Adicione o leite (2 xícaras) no fogo, até começar a levantar fervura e despeje sobre as pétalas de rosa. Tampone o recipiente e deixe em repouso por 3 horas. Depois coe o leite de rosas e camomila em um pano de prato e descarte as pétalas. Conservar em geladeira até a hora de usar. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.