17 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
25/05/2024

Fonte da juventude? Descubra composto que favorece a longevidade

Foto: Reprodução

Embora a verdadeira fonte da juventude não tenha sido encontrada, um ativo tende a colaborar com meta longevidade, isto é, o resveratrol

Com o passar da idade, os interessados em completar — e ultrapassar — os 100 anos costumam ir em busca de fórmulas que contribuam para a prevenção de doenças e quem sabe até ajudem a viver mais. Embora a verdadeira fonte da juventude não tenha sido encontrada, um ativo tende a colaborar com meta longevidade, isto é, o resveratrol.

 

Para saber mais detalhes do potente composto e quais propriedades do resveratrol favorecem a longevidade, a coluna Claudia Meireles conversou com Lucas Cintra, farmacêutico e doutor em química biológica pelo Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), em São Paulo.

 

De acordo com o especialista, o resveratrol é um polifenol, ou seja, composto bioativo com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Lucas explica que o componente pode ser obtido por meio de fontes alimentares e da suplementação. Na primeira opção, uma maneira natural de obtê-lo ocorre por meio do consumo de uvas, de preferência, escuras e roxas.

 

Veja também

 

Festival de Parintins Amazonas será um dos primeiros estados a aplicar o protocolo Não é Não em um grande evento

 

Mulheres e paz: major da PMDF representa Brasil em evento da ONU

Em relação aos suplementos, o doutor em química biológica aconselha “seguir as instruções do fabricante quanto à dosagem e à forma de administração”. Ele também recomenda consultar um profissional especializado antes de iniciar o uso do ativo.

 

Foto colorida de mulher idosa sendo consultada por médica - Metrópoles

 

Quanto ao tópico viver mais, Lucas Cintra elucida que o resveratrol é amplamente estudado por apresentar propriedades capazes de promover a saúde ao longo do tempo e, consequentemente, favorecer a longevidade. Abaixo, confira seis atividades eficientes do componente, conforme elenca o farmacêutico.Segundo o especialista, o resveratrol dispõe de forte atividade antioxidante: “Significa que pode neutralizar os radicais livres do corpo”.

 

Foto colorida de mesa com a palavra resveratrol escrita e uma variedade de frutas em bowls - Metrópoles

Fotos: Reprodução

 

Ele acrescenta sobre os radicais livres serem moléculas instáveis capazes de causar danos às células e ao DNA ao longo do tempo. Como o composto tende a reduzir o estresse oxidativo, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce celular e impulsiona a longevidade.Devido às propriedades anti-inflamatórias, o resveratrol pode ajudar a “reduzir a inflamação crônica de baixo grau associada a várias doenças relacionadas à idade”, argumenta o farmacêutico. Nesse rol, constam a diabetes e condições cardíacas e neurodegenerativas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

O doutor em química biológica endossa que há estudos sobre os efeitos positivos do resveratrol na saúde cardiovascular, incluindo a diminuição do colesterol ruim, também conhecido como LDL.O farmacêutico ressalta a respeito do composto bioativo melhorar a função endotelial e proteger contra a formação de placas nas artérias. 

 

Fonte: Tv Foco

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.