Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo têm vagas para áreas Civil, Penal e Militar
A área de Segurança Pública continua sendo uma das mais atrativas para quem busca uma carreira no serviço público, com estabilidade, bons salários e oportunidades de atuar na proteção da sociedade. Neste momento, há diversas vagas abertas ou previstas para os próximos meses.
O governo federal, por exemplo, já anunciou que publicará, em breve, uma autorização para um novo concurso da Polícia Federal (PF) com duas mil vagas, sendo mil ainda neste ano e outras mil para 2026. Além disso, estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo preparam novas seleções para suas forças policiais.
Para auxiliar quem deseja ingressar na carreira policial, o EXTRA detalha os principais concursos em andamento e previstos, além de apontar os desafios enfrentados pelos candidatos e as melhores estratégias para garantir a aprovação numa seleção.
Veja também
Concurso Nacional Unificado: após desistências, 170 serão convocados para cursos de formação
Candidatos que já estudam para um concurso da Polícia Militar podem aproveitar parte do conteúdo, caso decidam migrar para a Polícia Penal. Há uma grande interseção entre os editais, especialmente em disciplinas como Direito Penal e Constitucional. No entanto, para a Polícia Penal, é necessário aprofundar-se na Lei de Execução Penal (LEP) e em regras específicas sobre segurança prisional.
Outro ponto fundamental para as carreiras policiais é o exame psicológico, que avalia controle emocional, tomada de decisão sob pressão e resiliência. Segundo Vandré Silvano, uma boa forma de se preparar é desenvolver autoconhecimento, manter uma rotina equilibrada e buscar apoio de especialistas para entender melhor o perfil exigido pelas corporações.
POLÍCIA PENAL
No Rio de Janeiro, o concurso já está em andamento, com 300 vagas para inspetor policial penal. As inscrições já estão encerradas, e a prova será aplicada em 23 de fevereiro. No Espírito Santo, a banca organizadora já está sendo escolhida. O edital deve ser publicado em março. Serão 600 vagas para policiais penais.
Em Minas Gerais, com a expansão do sistema penitenciário, serão criadas 22.032 vagas em novas unidades prisionais. Ainda faltam a divulgação do edital e a seleção da banca.
POLÍCIA MILITAR
No Espírito Santo, o comandante da PM anunciou um novo concurso com mil vagas para o cargo de soldado, com edital previsto ainda em 2025. O concurso da PM em São Paulo, com 2.700 vagas para soldado, já está em fase avançada. As inscrições foram encerradas, e a prova será em 16 de fevereiro. Minas Gerais anunciou um concurso para o quadro da PM no próximo ano, com oferta de 2.500 vagas.
Vandré Silvano, professor do Gran Concursos, destaca que um erro comum entre candidatos à PM é a falta de planejamento estratégico. Para otimizar a preparação, ele recomenda elaborar um cronograma de estudos claro, priorizando as matérias mais relevantes. Resolver questões da banca organizadora para se familiarizar com o estilo da prova é outro ponto crucial.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
PREPARAÇÃO GERAL
Para todos os casos, os especialistas recomendam atenção e foco nas disciplinas jurídicas, estudando doutrina e legislação e resolvendo questões da banca. Além disso, o treinamento para provas discursivas deve abarcar a escrita de redações ao menos três vezes por semana. “É sempre indicado que o candidato faça simulações de prova oral, caso o cargo exija essa etapa”, conclui Leandro Figueiredo.
Fonte: Extra