14 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
21/03/2024

Formas de avaliar notícias falsas

Foto: Reprodução

Notícias falsas e informações enganosas tornaram-se uma preocupação global tanto para os utilizadores da Internet como para os editores. Notícias falsas são informações manipuladas ou totalmente falsas espalhadas como notícias autênticas, seja deliberadamente ou por inconsciência.

 

A razão por trás da divulgação intencional de histórias falsas é a manipulação da opinião pública ou para fins de clickbait. Contudo, seja qual for o motivo, é fundamental avaliar notícias suspeitas antes de acreditar nelas e divulgá-las. Ajuda você a evitar fazer parte de golpes e mentiras descaradas. Se você quiser ficar protegido contra notícias não verificadas, aprenda como autenticá-las.

 

Veja também

 

James Webb complica cosmólogos ao confirmar previsão do Hubble

 

Rotação misteriosa da estrela Betelgeuse é só ilusão de ótica?

 

O artigo abaixo irá destacar as cinco melhores maneiras de avaliar notícias falsas e evitar a desinformação.

 

            Não Confie Apenas Nas Manchetes

 

A primeira coisa que você pode fazer para evitar acreditar em notícias falsas é não confiar apenas nas manchetes. Em vez disso, leia toda a notícia e explore as fontes de informação.

 

Normalmente, os títulos são elaborados para atrair cliques e aumentar a taxa de cliques por fontes. Se você compartilhar essa notícia sem conhecer a história verdadeira, estará espalhando desinformação.

 

Para verificar uma manchete, você deve verificar se ela é excessivamente sensacionalista ou boa demais para ser verdade, verificar se a notícia completa corresponde à manchete e explorar a história completa no caso de manchetes incompletas. Todas essas etapas ajudam você a verificar as notícias sem confiar apenas na manchete enganosa.

 

            Identifique A Fonte

 

Você pode avaliar com eficácia a autenticidade das notícias analisando sua fonte. A credibilidade das fontes de informação é um fator significativo para ajudar a evitar notícias falsas e desinformação.

 

Portanto, você deve aprender sobre a fonte de informação, o autor ou o editor. Verifique sempre o endereço da web porque sites de notícias falsas geralmente possuem URLs suspeitos ou usam extensões de domínio menos convencionais.

 

Explore mais sobre a fonte na seção Sobre nós para aprender sua declaração de missão ou código de ética. Além disso, encontre links externos para a história completa (fornecidos no caso de informações autênticas) e transparência com financiamento ou patrocínio.

 

          Autenticar Imagens

 

Os dois métodos acima podem ser eficazes quando você verifica informações baseadas em texto, mas e se as notícias estiverem em formato visual? Informações enganosas geralmente são espalhadas por plataformas de mídia social na forma de imagens, memes ou pequenos clipes de vídeos usados fora do contexto.

 

Uma solução prática para verificar notícias visuais falsas é usar o método pesquisa por imagem. Ele verifica instantaneamente a origem de uma imagem e o contexto em que ela foi usada principalmente. Você pode realizar uma pesquisa de imagens fazendo upload de uma imagem, e ela exibirá todos os resultados visualmente semelhantes junto com suas fontes.

 

Explorar as fontes pode efetivamente apontar imagens modificadas ou irrelevantes usadas como desinformação. Assim, ao utilizar o método pesquisa imagem, você pode autenticar a notícia e entrar em contato com todas as fontes que publicaram a imagem.

 

           Verifique Por Meio De Várias Plataformas Confiáveis

 

Verificar as notícias com múltiplas fontes confiáveis é uma abordagem simples, mas eficaz. Não se limite a um recurso informativo e acabe acreditando e compartilhando-o com outras pessoas. Espere um momento e procure outras plataformas de notícias relevantes para ver se alguma delas publicou.

 

No entanto, sempre procure plataformas de notícias confiáveis e notáveis, em vez de apresentadores de notícias suspeitos e desconhecidos. Se várias fontes autênticas também listarem o incidente, as chances de as notícias se tornarem confiáveis são definitivamente maiores.

 

Por outro lado, se você não conseguir encontrá-las em nenhum outro lugar, informações não verificadas de fontes ilegítimas poderão ser espalhadas e não devem ser confiáveis. No entanto, você também pode verificar notícias em sites de verificação de fatos e ferramentas.

 

            Procure Avaliações E Comentários Dos Usuários

 

As análises e comentários dos usuários podem ser uma grande ajuda para desmascarar informações falsas e enganosas. Avalie o que o público tem a dizer sobre uma determinada notícia na seção de comentários.

 

É aconselhável lê-los e as discussões realizadas sob eles. Além disso, às vezes, as avaliações ou comentários dos usuários podem ser gerados automaticamente por bots ou contratados para circular informações enganosas ou confusas.

 

Portanto, você deve utilizar suas habilidades de pensamento crítico ao avaliar os comentários. Comentários e discussões humanas geralmente envolvem insights, perguntas ou críticas construtivas. Por outro lado, os comentários gerados por bots são genéricos ou irrelevantes e podem parecer suspeitos.

 

Conclusão

 

Com o aumento do número de recursos informacionais e a disseminação de notícias, também houve um aumento significativo de notícias falsas. Notícias falsas são uma forma de informações e fatos enganosos, intencionalmente ou por engano. No entanto, o usuário online deve estar ciente da diferença entre informações autenticadas e enganosas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O artigo fez a sua parte ao mencionar 5 formas principais de avaliar a origem das notícias. Por exemplo, você pode realizar uma pesquisa de fotos para autenticar a notícia, encontrando sua fonte original e versões alteradas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.