25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
24/08/2021

Fortalecer pés e tornozelos evita lesões na corrida

Foto: Getty Images

Estudo mostra que músculos periférios fortes evitam lesões

Já falamos aqui na coluna sobre a relação entre a frequência de passadas e a incidência de lesões em corredores, além de explicar como o aumento da cadência pode prevenir problemas.

 

Hoje, vamos abordar outro fator que pode nos auxiliar a evitar lesões nesse esporte tão amado no mundo todo. Um estudo, publicado por pesquisadores brasileiros, demonstrou que o fortalecimento da musculatura de pés e tronozelos é capaz de reduzir a ocorrência de lesões em praticamente duas vezes e meia.

 

Na pesquisa, 118 voluntários foram divididos em dois grupos: placebo e intervenção. Durante oito semanas, o grupo placebo realizou apenas alongamentos, enquanto o intervenção participou, além dos treinos de corrida, de exercícios de fortalecimento de pés e tornozelos.

 

Veja também

 

Dia Mundial da Yoga: atividade terapêutica melhora qualidade de vida

 

Premier League decide não liberar 60 jogadores convocados para a próxima data Fifa

 

Vale dizer que o grau de dificuldade e o volume de treinamento progrediam semanalmente, e os exercícios eram realizados quatro vezes por semana: um sob supervisão e três por conta própria.

 

Após o treinamento, os voluntários continuaram sendo acompanhados por um período de 12 meses. Nesse período, o grupo placebo apresentou 20 lesões relacionadas a prática de corrida no total. Já o outro, que realizou o fortalecimento, apenas oito.

 

Esses resultados são apenas mais um indicativo da importância de realizar exercícios de fortalecimento muscular, independente da natureza da solicitação da modalidade esportiva escolhida: aeróbica ou força. Um músculo mais resistente é capaz de tolerar mais sobrecarga.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Outro aspecto também significativo a se ressaltar a partir do estudo é a importância de não negligenciar a necessidade de fortalecer a musculatura mais periférica - pés e tornozelos - juntamente com o tão tradicional fortalecimento de core e quadril.

 

Fonte: GE

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.