Epic Games lança sua própria loja de apps para aparelhos com iOS na Europa e Android globalmente
Após quatro anos de disputa judicial com a Appe e a Alphabet, dona do Google, a Epic Games botou no ar sua nova loja de aplicativos.
Tim Sweeney, CEO da Epic, espera que a versão para dispositivos móveis das franquias mais populares da companhia — Fortnite, Rocket League e Fall Guys — atraiam gamers a aparelhos com sistema Android globalmente e com iOS na UniãoEuropeia.
Até o fim deste ano, a Epic espera somar cem milhões de novas instalações em aparelhos com o sistema da Apple, que segundo Sweeney, foi desenhado para desencorajar esse acesso a seus usuários.
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— Depois de percorrer 15 passos horríveis até ter a loja em seu aparelho, ela funciona realmente bem — comentou ele sobre os problemas enfrentados pelos usuários.
PERDAS COM DISPUTA NA JUSTIÇA
A Epic Games gastou “centenas de milhões de dólares” lutando contra a Apple e o Google em torno das regras das lojas de aplicativos dessas companhias, disse Sweeney. Os gigantes da tecnologia cobram das empresas uma taxa de até 30% sobre as vendas e dificultam o acesso e o download de apps de lojas alternativas para os consumidores.
Sweeney disse que “vale a pena pagar pela liberdade”, acrescentando que “toda a indústria de jogos está em um estado reprimido em comparação com o que seria se houvesse uma competição livre e aberta entre as lojas.”
Um porta-voz da Apple disse em comunicado que são necessários cinco passos, e não 15, para instalar uma loja de aplicativos alternativa. O porta-voz também observou que a Lei de Mercados Digitais da UE “exigiu que habilitássemos novas capacidades para os desenvolvedores” na região e que “trabalhamos para torná-las o mais simples possível para os usuários, ao mesmo tempo em que tentamos proteger sua privacidade e segurança.”
QUATRO ANOS DE FORA DA APP STORE
A Epic pode ter perdido até US$ 1 bilhão em receita depois que o Fortnite foi removido da App Store da Apple, disse Sweeney — medida tomada pela fabricante do iPhone quando a Epic tentou contornar a taxa de 30% com sua própria loja em 2020.
A Epic ganhou uma ação de concorrência desleal que moveu contra o Google, mas perdeu em grande parte seu desafio contra a Apple. A empresa de jogos cobrará uma taxa de 12% sobre as transações móveis que processar, como faz com sua loja atual para PCs e Macs.
Movimentos regulatórios recentes na União Europeia estão abrindo o mercado de lojas de aplicativos. Em conversas com outras empresas de jogos, porém, o chefe da loja da Epic Games, Steve Allison, disse que as empresas que oferecem seus aplicativos fora do universo Apple estão preocupadas com a chamada fricção — etapas complicadas para concluir uma transação — citando movimentos recentes daquela empresa.
— Estamos confiantes de que, com o tempo, eliminaremos essas barreiras — disse Allison. — Mas não sabemos se isso vai demorar dois meses, dois anos ou mais.
O segmento móvel era o que mais crescia no setor de jogos, mas os downloads globais no segundo trimestre caíram 6% em relação a igual período de 2023, atingindo o patamar mais baixo desde antes da pandemia, de acordo com um relatório deste mês de agosto da SensorTower.
ESTRATÉGIA PARA ATRAIR USUÁRIOS
Apesar dos ventos contrários, os desenvolvedores de jogos estão interessados em evitar as taxas da Apple e do Google oferecendo lojas de apps alternativas. A Microsoft Corp. está criando sua própria loja móvel baseada na web, que oferecerá descontos em itens comprados em jogos como o Candy Crush. A Epic também está trabalhando com lojas de aplicativos móveis de terceiros, como a AltStore, para lançar jogos no celular.
A Epic atrairá jogadores móveis com uma lista rotativa de jogos gratuitos, o que já oferece na Epic Games Store. Sweeney disse que a empresa não planeja adotar um modelo de assinatura para seus jogos.
— Não precisamos do Game Pass — disse ele, referindo-se à oferta da Microsoft. — Não precisamos que as pessoas nos paguem. Estamos felizes em trazer os usuários e transformá-los em clientes de longo prazo.
Oferecer jogos gratuitos é uma maneira mais barata de adquirir usuários do que através de anúncios nas redes sociais e resulta em um aumento nas vendas de jogos dos desenvolvedores, explicou Sweeney.
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Em dezembro, a Epic Games Store dará as boas-vindas a desenvolvedores de jogos de terceiros. No início de 2025, a empresa planeja permitir que usuários de iOS e Android acessem as ferramentas de autopublicação da Epic.
Fonte: O Globo