NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Fórum Estadual reúne Pontos de Cultura para discutir gestão e sustentabilidade na 1ª Teia Amazonas
Foto: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Os debates reforçam a construção coletiva da Política Cultura Viva no Amazonas

A programação da manhã desta quarta-feira (28/01) da 1ª Teia Amazonas, no Palacete Provincial, foi dedicada ao debate sobre Governança e Sustentabilidade da Política Cultura Viva, reunindo representantes de Pontos de Cultura, gestores públicos e agentes culturais em torno do fortalecimento da cultura comunitária de base.

 

As atividades integram o 3º Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Amazonas e reforçam a construção coletiva da política no estado. O encontro contou com o painel “Governança e Sustentabilidade, o Fortalecimento da Cultura Comunitária de Base na Política Cultura Viva”, que abordou os desafios e caminhos para a consolidação da política a partir da participação social, da autonomia dos territórios e da gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público.

 

Durante o painel, Sebastião José Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares, destacou a centralidade da dimensão humana na relação entre governança e sustentabilidade.

 

Veja também

 

Pré-Fórum Cultura Viva fortalece diálogo e articulação cultural no Amazonas

 

Carnaval na Floresta celebra cultura, diversidade e tradição na escolha da Corte 2026

 

“A governança tem a ver com gestão e tomada de decisões, mas sobretudo com a confiança que ela gera para a sustentabilidade. Sustentabilidade não é apenas ambiental ou econômica, ela é humana, porque envolve protagonismo, autonomia, autogestão e a valorização dos saberes populares e dos conhecimentos tradicionais”, afirmou.

 

O debate também ressaltou o papel dos Pontos de Cultura como espaços de articulação comunitária e participação social, fundamentais para que a Política Cultura Viva se mantenha viva nos territórios. A governança, nesse contexto, foi apontada como elemento essencial para garantir continuidade, organicidade e impacto das ações culturais de base comunitária.

 

ESPAÇO DE REPACTUAÇÃO

 

Foto:Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

 

A secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, ressaltou a importância da Teia como espaço de pactuação e fortalecimento da política pública.

 

“A Teia é um lugar de encontro e de discussão da governança de uma política federativa, que envolve União, estados, municípios e sociedade civil. É um exercício permanente de gestão compartilhada e de aprendizado para o Estado”, destacou.

 

Márcia ressaltou também o potencial de expansão da política Cultura Viva no Amazonas e a necessidade de fortalecer a participação dos territórios no processo de construção e aprimoramento das ações, ampliando o alcance dos Pontos de Cultura.

 

As discussões da manhã reforçaram a importância da governança participativa e da sustentabilidade como pilares da Política Cultura Viva, especialmente em territórios marcados por diversidade cultural, saberes tradicionais e desigualdades no acesso às políticas públicas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Ao longo do dia, a Teia Amazonas dá continuidade à programação com novas atividades formativas, debates e espaços de articulação entre os Pontos de Cultura do Estado. O evento segue até sexta-feira (30/01).
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.