16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
31/05/2021

Foto inédita divulgada pela Nasa mostra 'processo violento' de energia no centro da Via Láctea

Foto: Imagem:Nasa

A pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society mostra um panorama com fotos do Observatório de raios-X Chandra da Nasa e do rádio telescópio MeerKAT na África do Sul.

 

“A galáxia é como um ecossistema. Sabemos que os centros das galáxias são onde está a ação e desempenham um papel enorme em sua evolução”, explicou o astrônomo Daniel Wang, da Universidade de Massachusetts Amherst.

 

Veja também

 

Jovem brasileira descobre quatro asteroides em um único dia

 

Nasa deve instalar telescópios lunares para investigar o universo

 

Eventos na Via Láctea


Segundo os pesquisadores, um dos destaques da foto é um fio de de raios-X conhecido como G0.17-0.41, que pode ser responsável pelo fluxo de energia na Via Láctea e responder a perguntas sobre a evolução do universo.

 

“Esta é a evidência de um evento de reconexão de campo magnético em andamento”, disse também Wang. “É um processo violento”, completou. “Tais eventos de reconexão são provavelmente comuns quando tubos de fluxo de campos magnéticos antiparalelos colidem e/ou se torcem”, descreve o artigo.

 

Esse tipo de evento na Via Láctea acontece quando campos magnéticos opostos precisam se unir e se combinar. A explosão dessa junção gera uma grande onda de energia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

As consequências desse fenômeno ainda são investigadas. Os pesquisadores acreditam que a descoberta seja apenas a “ponta do iceberg” para entender esses eventos que são comparados a erupções solares na nossa galáxia.

 

Fonte: Olhar Digital

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.