19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
30/01/2023

Fugu: o prato mais perigoso (e caro) do Japão é feito com baiacu venenoso

Foto: Reprodução

Fugu é uma palavra japonesa para baiacu que, por sua vez, serve para se referir a vários tipos de peixes, especialmente o baiacu tigre, considerado o mais apreciado e também o mais venenoso. O nome também é dado às refeições preparadas com esses peixes.

 

O que torna o fugu interessante é que a maioria dos baiacus contém uma poderosa neurotoxina chamada tetrodotoxina, que pode causar paralisia e, se uma quantidade de veneno significativa for ingerida, a morte.

 

Veja também

 

Curiosidades sobre o tradicional bolo de aniversário gigante de São Paulo

 

A infertilidade pode vir desde o nascimento?

 

COMO É PREPARADO

 

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

 

Devido ao seu alto teor de veneno, a preparação do fugu é cuidadosamente regulada para garantir que muito pouco desse veneno permaneça na refeição. Apenas chefs especialmente licenciados e treinados podem preparar o prato no Japão e na Coreia do Sul. Alguns chefs também preparam receitas de baiacu na América, principalmente em Nova York.

 

O veneno do baiacu está contido nos ovários e órgãos, com a maior concentração de veneno no fígado. Portanto, os chefs que preparam fugu devem ter muito cuidado ao cortar o peixe, para evitar a introdução de qualquer parte das áreas venenosas na refeição.

 

No entanto, alguns chefs deixam uma quantidade muito pequena do veneno no preparo do fugu, o que causa formigamento na boca e nos lábios.

 

É importante notar que, apesar do risco potencial, muitas pessoas consideram o fugu uma iguaria deliciosa e procuram experimentá-lo. No entanto, é importante seguir as regulamentações e só consumir o prato preparado por chefs licenciados e treinados para garantir a segurança.

 

O baiacu pode ser encontrado em todo o mundo, mas apenas algumas dúzias das 120 espécies são preparadas para consumo humano. O peixe exótico é mais frequentemente servido no Japão como fugu sushi ou sashimi, mas não é incomum ver baiacu fugu em cardápios na China e na Coreia do Sul também.

 

COMO O FUGU É USADO E QUAL SEU SABOR?

 

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

 

O fugu é usado de várias maneiras em cozinhas diferentes. É geralmente apresentado como sashimi em fatias finas, mas também pode ser encontrado grelhado, ensopado e cozido em restaurantes sofisticados.

 

Para experimentar uma verdadeira degustação de fugu, é recomendável visitar um restaurante dirigido por um chef treinado na preparação do peixe. Vale lembrar que o fugu não pode ser comprado em mercados gourmet ou lojas de alimentos especializadas.

 

Em relação ao sabor, algumas pessoas afirmam que o fugu tem gosto de frango, mas os fãs do peixe argumentam que a carne branca e rica em proteínas tem um sabor diferenciado, cheio de umami e até um pouco de doçura.

 

O veneno dos órgãos do peixe fugu é cerca de 200 vezes mais mortal do que o cianeto. Devido a esses elementos, degustar fugu é bastante caro, variando entre US$ 100 e US$ 200, dependendo do restaurante e da localidade.

 

Dicas e cuidados ao consumir peixes e frutos-do-mar

 

(Fonte:Shutterstock)

Fotos: Reprodução

 

Os peixes e frutos-do-mar são uma excelente fonte de proteínas e ácidos graxos ômega-3, mas também podem conter contaminantes como mercúrio e bactérias. Para garantir uma dieta saudável e minimizar esses riscos, é importante seguir algumas recomendações gerais:

 

Escolha variedades de peixes e frutos-do-mar com baixo teor de mercúrio, como salmão, truta, anchova e sardinha.

 

Limite o consumo de peixes predadores, como o tubarão, o atum e o peixe-espada, pois eles tendem a ter níveis mais elevados de mercúrio.

 

Evite o consumo de frutos-do-mar crus ou mal cozidos, pois eles podem conter bactérias e parasitas. Certifique-se de que estejam completamente cozidos antes de consumi-los.

 

Compre-os frescos de fontes confiáveis e armazene-os corretamente para evitar contaminação.

 

Se você estiver grávida, amamentando ou planejando engravidar, é importante seguir as recomendações de ingestão de peixes e frutos-do-mar específicas para esses grupos de risco.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Se possível, prefira peixes e frutos-do-mar pescados de forma sustentável e orgânicos, isso pode diminuir a exposição a possíveis elementos danosos a nossa saúde.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.