Prova específica terá 10 questões organizadas por áreas do conhecimento; primeiro dia da 2ª fase também será reformulado e reunirá conteúdos de Linguagens
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou os detalhes do novo modelo da segunda fase do vestibular da USP que será aplicado a partir da edição de 2028. As mudanças fazem parte de uma reformulação mais ampla do exame, com foco em interdisciplinaridade e maior alinhamento às áreas de conhecimento do ensino médio.
Pelo novo formato, o primeiro dia da segunda fase passará a reunir questões de Linguagens e suas Tecnologias, incluindo Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Arte e Educação Física. Os candidatos responderão a oito questões discursivas, em vez das dez atuais, além da redação.
Já o segundo dia será composto por dez questões específicas, contra as atuais doze. Outra mudança importante é a redução do número de modelos de prova: dos 22 tipos existentes atualmente para apenas seis versões, definidas de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
Veja também

MEC abre inscrições para etapa inédita do Sisu+ com mais de 9 mil vagas em universidades públicas
Segundo a Fuvest, a reformulação busca tornar a avaliação mais integrada, valorizando a capacidade de análise, interpretação e articulação de conhecimentos entre diferentes disciplinas. A fundação também afirma que o novo modelo facilitará a elaboração de questões interdisciplinares em todas as etapas do vestibular.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
As alterações valerão para o Vestibular 2028, que será realizado em 2027. A edição de 2027 já contará com mudanças na primeira fase, incluindo a redução do número de questões objetivas, servindo como etapa inicial da modernização do processo seletivo da USP.