27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
05/03/2024

FVS-RCP participa da abertura da campanha de mobilização contra a tuberculose em Manaus

Foto: Reprodução

A ação integrada é essencial para avançar na luta contra a doença

Fortalecendo as ações de prevenção à tuberculose em Manaus, a Fundação de Vigilância em Saúde - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde, participou, na segunda-feira (04/03), da campanha de mobilização e luta contra a tuberculose, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã-Açu, Zona Oeste da capital.


Em Manaus, o evento sinaliza o início de um mês de mobilização destinado a combater a tuberculose. A iniciativa também contou com a parceria do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas.


Com o tema “Tuberculose tem tratamento e cura!”, a programação destaca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março. A ação também pretende mostrar a avaliação de contatos, que são pessoas que convivem de forma próxima e prolongada com pacientes diagnosticados com tuberculose ativa.

 

Veja também

 

Tarcísio decreta estado de emergência para dengue em São Paulo

 

Vacina da dengue: como funciona a transferência de tecnologia para produção na Fiocruz

 

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ação integrada é essencial para avançar na luta contra a tuberculose e enfatizar a importância da detecção precoce. “A FVS está comprometida na vigilância em relação não só a tratar eficazmente aqueles que já foram diagnosticados, mas também em prevenir novos casos”, destaca a diretora.


Durante a ação, uma equipe de técnicos da FVS-RCP atuou na busca ativa de casos suspeitos de tuberculose. “Essa é uma mobilização para busca ativa de pessoas com tosse por mais de duas semanas, realização do exame de escarro e diagnóstico de tuberculose, além de investigar contatos”, destaca Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (PECT-AM), na FVS-RCP.

 

PARQUE DAS TRIBOS


O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa de Manaus, Alexandre Inomata, destaca que o objetivo da mobilização é enfatizar as ações de prevenção à tuberculose que são intensificadas durante o mês de março. “O Parque das Tribos é a maior comunidade indígena em área urbana do Brasil. Então, a gente escolheu esse lugar para realizar essas ações da campanha de prevenção à tuberculose”, afirmou.


Na comunidade Parque das Tribos, foram desenvolvidas ações de educação em saúde, oferta de consulta pediátrica, consulta com clínico geral e coleta de exame de escarro para sintomáticos respiratórios. “A Semsa e a FVS têm tido um olhar diferente, realmente vigilância na comunidade. As ações são feitas contra a tuberculose”, destaca Ismael Munduruku, cacique líder da comunidade Parque das Tribos.

 

Foto:Jaqueline Macedo/FVS-RCP

 

PROGRAMAÇÃO

 

No Amazonas, a programação da campanha de combate à tuberculose inclui realização de webinar, abertura da campanha estadual no interior do estado e educação em saúde.


Confira a programação:


06/03 (quarta-feira)


Ação: Webinar sobre manejo, diagnóstico e tratamento da tuberculose pelo youtube da Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas.
14/03 (quinta-feira)


Ação: Webinar sobre Infecção Latente da tuberculose pelo youtube da Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas.
19/03 (terça-feira)


Ação: Abertura da campanha estadual contra a tuberculose com reforço às ações de controle no município de São Gabriel da Cachoeira, contando também com representantes dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos.


22/03 (sexta-feira)


Ação: Mobilização em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, junto ao Comitê de Controle da Tuberculose na comunidade de Orquídea, bairro Viver Melhor, na zona norte de Manaus.


25/03 (segunda-feira)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


Ação: Capacitação de professores na Escola Municipal Profa. Marly Barbosa Garganta, na zona norte de Manaus.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.