NOTÍCIAS
Esportes
Gabriel Medina fica com o vice em Portugal e sobe para 4º no ranking mundial de surfe
Foto: Divulgação

Brasileiro chegou a liderar a final em Peniche, mas foi superado pelo norte-americano Griffin Colapinto nos minutos decisivos. Resultado marca o terceiro vice-campeonato do paulista na temporada.

O brasileiro Gabriel Medina terminou na segunda colocação da etapa de Peniche, em Portugal, do circuito mundial de surfe, nesta sexta-feira (23). Em uma final disputada onda a onda contra o norte-americano Griffin Colapinto, o tricampeão mundial chegou a assumir a liderança, mas acabou derrotado por 17,60 a 16,77.

 

Apesar de não conquistar o título, Medina somou pontos importantes e subiu da quinta para a quarta posição no ranking mundial, com 43.210 pontos.

 

O líder da classificação é Yago Dora, atual campeão mundial, com 48.865 pontos. Ítalo Ferreira aparece em segundo lugar, com 46.015, enquanto Colapinto ocupa a terceira posição, com 43.695. Miguel Pupo fecha o grupo dos cinco primeiros, com 42.770 pontos.

 

Veja também 

 

 

Vasco e Corinthians fazem confronto decisivo contra o rebaixamento no Brasileirão

 

Brasil convoca 15 atletas para os Sul-Americanos de Corridas de Rua e Maratona

 

A decisão em Peniche começou equilibrada. Colapinto abriu a bateria com uma nota 8,17, enquanto Medina recebeu 7,67. Em seguida, o norte-americano conseguiu outra boa onda, avaliada em 7,57, e ampliou sua vantagem.

 

O brasileiro reagiu com uma apresentação que lhe rendeu 8,20 pontos, assumindo a liderança. Colapinto ainda conseguiu uma nota 7,27, mas continuou atrás do paulista.

 

Na reta final, Medina encontrou um tubo e recebeu 8,57 pontos, sua maior nota até aquele momento. Com o resultado, o brasileiro parecia encaminhar a vitória. No entanto, Colapinto respondeu com uma onda de alto nível, avaliada em 9,43, e virou o placar pouco antes do encerramento da bateria.

 

Com a nota decisiva, o norte-americano garantiu o título da etapa portuguesa.

 

O resultado em Peniche representa o terceiro vice-campeonato de Medina nesta temporada do circuito mundial. Antes, ele também terminou na segunda colocação nas etapas de Margaret River, na Austrália, e de Fiji.

 

Dono de três títulos mundiais, conquistados em 2014, 2018 e 2021, o surfista brasileiro não vence uma etapa do circuito desde 2023, quando triunfou na Austrália. Naquela ocasião, ele derrotou justamente Griffin Colapinto na final.

 

Para chegar à decisão em Portugal, Medina venceu o compatriota Ítalo Ferreira na semifinal, com somatório de 11,67 pontos contra 10,10.

 

Na outra semifinal, Colapinto superou Yago Dora por 14,33 a 8,83 e garantiu a vaga na disputa pelo título.

 

A próxima parada do circuito mundial de surfe será nas Filipinas, entre 31 de outubro e 10 de novembro. A competição será a última etapa antes da decisão do título mundial em Pipeline, no Havaí

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

A fase decisiva da temporada está prevista para ocorrer entre 8 e 20 de dezembro, quando os principais surfistas do circuito disputarão o encerramento do campeonato. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.