20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
21/11/2020

Gêmeos idênticos mais antigos do mundo existiram há 31 mil anos

Foto: Divulgação

Além disso, a menos de 2 metros do local havia um terceiro bebê, de aproximadamente 3 meses

Um túmulo encontrado em 2005 no sítio arqueológico de Krems-Wachtberg, na Áustria, pode ser o sepultamento mais antigo de gêmeos já registrado. Isso é o que indica um estudo publicado neste mês no periódico Communications Biology.

 

Por meio de testes de DNA, os pesquisadores concluíram que os esqueletos pertenciam a irmãos gêmeos idênticos; um deles morreu pouco após o nascimento e o outro, cerca de 50 dias depois.

 

Além disso, a menos de 2 metros do local havia um terceiro bebê, de aproximadamente 3 meses, com relação genética de terceiro grau — provavelmente um primo.

 

Veja também 

 

Polêmica: Chega ao Brasil o nudismo evangélico. CONFIRA DO QUE SE TRATA

 

Homem retira 'verme solitária' de 10 metros do próprio ânus. VEJA VÍDEO

 

Os restos mortais dos três bebês estavam cobertos de ocre, um pigmento vermelho usado frequentemente em sepultamentos antigos em todo o mundo. Ainda, entre outras coisas, havia no túmulo duplo contas feitas de marfim de mamute e uma omoplata enorme — também de mamute —, que protegeu os pequenos corpos por milhares de anos.

 

Descobertas e confirmações


De acordo com a bióloga Maria Teschler-Nicola, líder do estudo, descobrir um sepultamento múltiplo do Paleolítico já é especial por si só. Sendo assim, o fato de existir DNA em quantidade suficiente e de alta qualidade para ser extraído e analisado superou todas as expectativas. “Isso pode ser comparado a um bilhete de loteria”, explica a especialista em um comunicado.

 

(Fonte: OREA-ÖAW/Reprodução)

Foto: Divulgação 


Para determinar a idade, os pesquisadores analisaram o segundo incisivo superior de cada bebê, atentando especialmente à “linha do recém-nascido”, uma linha escura no esmalte do dente que separa o esmalte formado no período pré-natal daquele formado após o nascimento. Além disso, analisando elementos químicos, como isótopos de carbono, nitrogênio e bário, a equipe constatou que ambos os gêmeos foram amamentados.

 

Aparentemente, o grupo enterrou o primeiro gêmeo e, em seguida, reabriu a sepultura para enterrar o segundo. Os pesquisadores explicam que essa descoberta confirma a prática histórico-cultural de reabertura de túmulo para fins de novo sepultamento, que nunca havia sido documentada antes em um cemitério do Paleolítico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Embora não se saiba exatamente o que causou a morte desses gêmeos e a de seu provável primo, tudo leva a crer que foram eventos dolorosos para o grupo. Os enterros extraordinários “parecem implicar que a morte dos bebês foi uma grande perda para a comunidade e sua sobrevivência”, afirma Maria Teschler-Nicola.

 

Fonte: Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.