18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
29/12/2022

Geada marca últimos dias de 2022 em Santa Catarina

Foto: Reprodução

Serra registrou 4°C e gelo tomou conta da paisagem, mesmo no verão

Enquanto o Norte do Brasil registra temperaturas de quase 40°C, as serras catarinenses terminam o ano com paisagens geladas. No chamado Caminho da Neve, a geada marca os últimos dias de 2022.

 

Nesta quinta-feira (29), a temperatura chegou a 4°C em Urupema e a 5°C em São Joaquim, distantes 200 km de Florianópolis.Os dados são do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

Apesar do frio pela manhã, durante o dia os termômetros esquentaram e as temperaturas chegaram a 25°C nestes municípios.

 

Veja também 

 

Incêndio de grandes proporções atinge loja do Saara, no Centro do Rio. VEJA VÍDEOS E IMAGENS

 

PF prende no RJ pastor suspeito de participar de atos de vandalismo em Brasília

Segundo o Epagri/Ciram, embora haja geada por enquanto, o sol deve predominar nos próximos dias em Santa Catarina e o calor irá se prolongar até a virada do ano, com máximas previstas de 30°C e chances mínimas de chuvas —se ocorrerem, serão isoladas.

 

Isso se deve a uma massa de ar quente e seco que está no Sul.O meteorologista Clóvis Corrêa, do Epagri/Ciram, explica que a tendência é o tempo permanecer seco e com temperaturas elevadas durante a tarde, quando as chuvas rápidas e isoladas podem cair no litoral e no meio-oeste do estado.

 

As geadas são comuns na região da serra catarinense; a neve, porém, nem sempre é esperada próxima ao fim do ano. Em 2022, ela caiu no início de novembro e pegou os moradores de surpresa.

 

O fenômeno nunca havia sido registrado no mês de novembro e deixou a temperatura negativa em 0,4°C, mas com a sensação térmica de -20°C em Urubici e Bom Jardim da Serra, que integram o Morro da Igreja, na serra catarinense. O vento na região chegou a 69 km/h.

 

"Geadas acontecem por aqui até mesmo no verão, mas neve nunca tínhamos registrado em novembro, nem temperaturas tão baixas", disse Corrêa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além da geada, Santa Catarina vem enfrentando tempestades, alagamentos, desabamentos e chuva de granizo nas últimas semanas, fenômenos que deixaram duas adolescentes mortas e uma criança ferida. 

 

Fonte: Folha de São Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.