NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
24/07/2021

Gestão David Almeida promove ações de saúde na Comunidade da Lagoa Verde, Zona Sul de Manaus

Compartilhar:
Foto: Camila Batista / Semsa

As atividades na UBS, localizada na rua Nove de Maio, naquele bairro, tiveram início às 8h e se estenderam até as 14h.

Moradores da comunidade Lagoa Verde, na zona Sul, tiveram acesso, na manhã deste sábado, 24/7, a serviços de saúde promovidos pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Almir Pedreira, da Prefeitura de Manaus. As atividades na UBS, localizada na rua Nove de Maio, naquele bairro, tiveram início às 8h e se estenderam até as 14h.

 

A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluiu consulta médica, coleta de material para exame preventivo, de pele e de escarro, exame para identificação de risco cardiovascular com avaliação do índice tornozelo-braquial com doppler, avaliação de mama, teste rápido de HIV, hepatites e sífilis, assim como cadastro de pacientes com hipertensão e diabetes.



A diretora da USF, Rose Padilha, explicou a diferença dos atendimentos entre a rotina e essa ação, que reúne, em um só dia, todas as atividades monitoradas pelos indicadores de saúde e, assim, permite o rastreamento de doenças que são acompanhadas por esses indicadores.

 

Veja também

 

Os cuidados necessários para a corrida de rua após o Covid

 

Quer perder peso? Então esses 7 alimentos são proibidos na hora do jantar

 

“São ações muito importantes, determinadas pelo prefeito David Almeida e orientadas pela secretária Shádia Fraxe, que permitem um atendimento que envolve toda a família.

 

A mulher, quando vem fazer a coleta do preventivo, traz os filhos, portanto, além da mulher, os filhos também são atendidos, com avaliação do cartão de vacina, com a atualização, se for necessário. É um trabalho de resgate que a prefeitura faz, do acesso da comunidade aos serviços do Sistema Único de Saúde, o SUS”, explicou.



Também foram oferecidas avaliação e orientação com cirurgiã-dentista; orientação social com informações sobre acesso ao Bolsa Família, ao programa Leite do Meu Filho, licença-maternidade, entrega do Cartão do Idoso e serviços de auriculoterapia.

 



Nira Marques, dona de casa, foi à ação para realizar o preventivo e uma consulta com um clínico geral. “Fiquei muito satisfeita com o atendimento e com a oportunidade de ter esses serviços perto de casa. Uma consulta particular está muito cara e, aqui, temos isso sem precisar pagar nada. Já estou torcendo que haja outras ações desse tipo”, comentou.



O conselheiro do Grupo Maior da comunidade Lagoa Azul, André Robson, atuou junto à coordenação da unidade na organização da atividade. “Essa é uma comunidade pequena, mas com muitas necessidades. A direção da unidade, sensível a isso, decidiu oferecer esses atendimentos. Pela primeira vez, estamos vendo uma ação desse tipo por aqui, o que é muito importante para nós”, disse.



Milton Garcia, conselheiro do grupo da comunidade Lagoa Verde, também elogiou a abertura que a unidade deu para a participação dos representantes na ação. “Nós precisávamos disso e a prefeitura está dando essa abertura à comunidade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

E o mais importante é que as representações locais estão podendo participar, em parceria com a unidade, levando esses atendimentos aos moradores. Nessas ações é possível trabalhar a prevenção de doenças e um maior cuidado com as pessoas”, informou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2021. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.