28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
02/04/2023

Gestão David Almeida realiza o transbordo de lixo no porto Trairi, bairro Santo Antônio, Zona Centro-Oeste de Manaus

Foto: Divulgação / Semulsp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, na manhã deste domingo, 2/4, o transbordo de toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias.

 

O material recolhido das orlas pelas equipes da secretaria foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, Zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

 

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, acompanhou todo o trabalho da equipe. De acordo com ele, diariamente, a prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda orla da cidade.

 

Veja também 

 

Obra no parque Gigantes da Floresta segue com demolições em área ocupada irregularmente em Área de Preservação Permanente

 

Migração para nova plataforma de Nota Fiscal de Serviço exclusiva dos MEIs foi prorrogada para setembro



“Cerca de 700 toneladas são retiradas mensalmente do leito dos rios e igarapés da cidade, mas a população precisa nos ajudar nessa busca por uma cidade mais limpa, pela preservação do nosso meio ambiente. Se a população nos ajudar, vamos parar de gastar recursos que poderiam ser investidos na melhoria da cidade. A prefeitura está fazendo a sua parte e a população precisa fazer a dela”, disse Reis.

 

Foto: Divulgação / Semulsp

As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés. Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário, por intermédio de caçambas para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados.

 

A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 35 toneladas, por dia, de lixo e grande parte desses materiais retirados das águas são de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

 

LIMPEZA DOS IGARAPÉS

 

Foto: Divulgação / Semulsp


Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima, recebem ações da prefeitura.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

Essa é uma demonstração de que a prefeitura trabalha para deixar a cidade cada vez mais limpa, mais linda e mais humana.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.