25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/05/2021

Gestão David Almeida realiza oficinas de tecnologia para professores da zona rural

Foto: Eliton Santos / Semed

Oficinas são voltadas às áreas de tecnologia, que inclui eletrônica, programação, impressão 3D e realidade virtual.

A Prefeitura de Manaus realiza até esta sexta-feira, 14/5, um ciclo de oficinas voltadas às áreas de tecnologia, que inclui eletrônica, programação, impressão 3D e realidade virtual.

 

O evento é voltado a professores de escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e acontece na Gerência de Tecnologia (GTE) do órgão. A atividade faz parte de uma parceria entre a secretaria e o laboratório FabLab Manaus, que atua na fabricação digital de produtos e objetos.

 

O evento tecnológico é baseado na formação “Cientista Maker Pro”, que tem como objetivo oferecer ferramentas, experiências e estratégias aos participantes. A meta é transformar as ideias dos professores em projetos e, consequentemente, tornar isso uma prática que possa ser utilizada em sala de aula, seja formal ou não.

 

Veja também

 

Documento do Inep confirma adiamento do Enem de 2021 para 2022, mas órgão nega


Diversão e aprendizado: estudantes da rede estadual do Amazonas participam de gincana on-line

 

De acordo com o formador da GTE e colaborador da FabLab, Adrio Hattori, o método de ensino visa também oferecer ferramentas tecnológicas para ajudar na aprendizagem, sem precisar necessariamente de sinal de internet e computador.

 

“A ideia desse projeto é levar tecnologia às zonas mais escassas de recursos tecnológicos e aplicá-la sem precisar ter internet e muitas vezes até sem utilizar um computador. Queremos tornar os professores que estão participando, em multiplicadores de conhecimento na zona rural e ribeirinha”, destacou.

 

 

Greice Paglia, professora de história da escola municipal São Francisco, localizada na margem esquerda do rio Amazonas, é umas das 30 educadoras, de seis escolas da zona rural, a participar do evento.

 

“Nos dias de hoje, com a evolução da tecnologia, o professor precisa se reinventar, aprendendo cada vez mais sobre essa área, por isso, esse tipo de atividade é de suma importância para nós educadores. E a minha ideia agora é procurar uma forma de aplicar o que aprendi na minha sala de aula”, destacou Greice.

 

Mavery Marques, professor de inglês da escola Elizabeth Siqueira, disse que já tem muitas ideias e que pretende aplicar tudo o que aprendeu na unidade em que atua.

 

“Vi nessa oficina a oportunidade de observar novos horizontes para aplicar na minha sala de aula e estava certo disso. Achei a formação bastante interessante, aprendi meios para trabalhar com a pesquisa, e até estou pensando em aplicar com os meus alunos sobre o que foi falado acerca da produção de energia a partir de baterias, fios e outros objetos”, pontuou.

 

Oficinas


Na oficina de eletrônica, os educadores aprenderam os conceitos da eletricidade básica, tais como, corrente tensão e resistência, resistores, capacitores, lei de ohm e circuitos regulador de tensão, através de práticas que podem ser usadas nos ambientes educacionais.

 

Na parte de programação, conheceram a linguagem para criar animações e jogos em diferentes sistemas operacionais com o intuito de facilitar o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Além de utilizar a linguagem para prototipagem.

 

Na oficina de impressão 3D, realizada no período da tarde, desta quinta-feira, 13/5, os participantes aprenderam sobre as tecnologias de prototipagem 3D e conheceram a história do tema estudado até a fabricação de um modelo real, para ser impresso nesse tipo de tecnologia.

 

 

Já com os óculos de realidade virtual, os educadores tiveram uma experiência imersiva, gerando a sensação de estar em outro local. Esse efeito é resultado da combinação de sensores, que captam o movimento, controlando as imagens reproduzidas pelo dispositivo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Ainda haverá mais dois ciclos de oficinas e a ideia é que participantes se tornem multiplicadores de conhecimento na DDZ Rural. Nesta sexta-feira, 14/5, serão trabalhadas as oficinas de eletrônica, robótica, modelagem 2D, impressão 3D, programação arduino e realidade aumentada. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.