26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/05/2022

Ginecologista tira dúvidas sobre métodos para adiantar a menstruação

Foto: Reprodução

Um ciclo menstrual regular dura entre 24 e 28 dias, mas basta esse cronograma atrasar para que muitas mulheres fiquem preocupadas

Um ciclo menstrual regular dura entre 24 e 28 dias, mas basta esse cronograma atrasar para que muitas mulheres fiquem preocupadas – seja pela possibilidade de gravidez ou de outros problemas que envolvem a saúde reprodutiva.

 

Nesses momentos, uma simples busca na internet traz diversas alternativas que prometem colaborar para que a menstruação desça.

 

A ginecologista Luana Ariadne Ferreira Zanchetta Souza, do Hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema.

 

Veja também

 

Menstruação: entenda como o ciclo impacta no seu humor e tenha uma rotina mais leve

 

Calcinhas absorventes podem ser a alternativa durante a menstruação

 

Menstruação atrasada é sinal de gravidez?

 

Nem sempre. A lista de possíveis causas é grande. Em mulheres que possuem ciclo regular, o atraso pode sim trazer a possibilidade de gravidez, mas também de desequilíbrios hormonais pelo uso irregular do anticoncepcional oral ou da pílula do dia seguinte.

 

Situações emocionais, como estresse e ansiedade, também podem alterar o ciclo. Entre as possibilidades, também estão variações bruscas de peso, excesso de atividade física, disfunções na tireoide, efeitos da síndrome dos ovários policísticos e quadros infecciosos.

 

Alguns alimentos, quando consumidos, tem o poder de fazer a menstruação descer?

 

O consumo de determinadas ervas, em alta concentração, pode provocar contrações uterinas e, desta maneira, fazer com que a menstruação desça. Alguns chás são usados com esta finalidade, como o chá de canela, que tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea, o aumento da pressão e a contração do útero. No entanto, é importante entender que não há comprovação cientifica sobre os efeitos destes chás e que há riscos relacionados à saúde do fígado.

 

O uso da pílula do dia seguinte tende a atrasar a menstruação?

 

Sim, um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Após o uso, o ciclo menstrual poderá atrasar até 10 dias. Vale lembrar que esse método contraceptivo é adotado para casos de emergência e seu uso deve ser dar em situações específicas e não de forma indiscriminada ou sistemática.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Quando é necessário procurar ajuda médica?

 

Em pacientes adolescentes com ciclos recentes ou mulheres na iminência da menopausa, pode haver variação de até 45 dias entre uma menstruação e outra. Por isso, atrasos de até 15 dias podem ser considerados normais nesses casos. Mulheres jovens sob influência de estresse emocional também podem passar por isso. Caso a menstruação esteja atrasada mais do que 15 dias, é necessário procurar atendimento médico. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.