Deputado está a oito dias em greve de fome. Ação foi um protesto após a Comissão de Ética decidir pela sua cassação
O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) afirmou nesta quinta-feira (17/4) que encerrará a greve de fome após firmar um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que o processo de cassação será colocado em Plenário da Casa após 60 dias. Segundo o republicano, esse prazo garantirá que Braga planeje a defesa perante os parlamentares.
A greve de fome do deputado do PSol foi uma resposta ao pedido de cassação de seu mandato, aprovado em votação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara em 9 de abril. Foram 13 votos favoráveis e cinco contrários à cassação do parlamentar.
Após a Comissão de Ética decidir pela cassação de Glauber Braga, o deputado iniciou greve fome como forma de protesto. “Eu estou o dia inteiro em jejum. E eu não vou, a partir de agora, até o fechamento deste processo, me alimentar", disse à época. Com a decisão da Comissão de Ética, caberá agora ao Plenário corroborar ou derrubar o mandato do psolista.
Veja também

Por acordos, Rui desembarca na China antes de Lula
Lula deve se reunir com líderes da Câmara em meio a desgaste com adesão a projeto de anistia do 8/1
Glauber Braga respondeu na Comissão de Ética por ter expulsado da Câmara o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro em abril de 2024. Durante uma discussão, ambos trocaram ofensas e subiram o tom. O acordo para que o processo de cassação do deputado seja colocado em Plenário após 60 dias foi anunciado por Hugo Motta em seu perfil oficial no X. Veja:
Em diálogo com a deputada @samiabomfim (PSOL/SP) e o líder do PT, @lindberghfarias (RJ), avançamos para o fim da greve de fome do deputado @Glauber_Braga (PSOL/RJ).
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) April 17, 2025
Garanto que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da…
Na tarde desta quinta, deputados e influenciadores aliados de Glauber Braga marcam presença na Câmara para defender o mandato do psolista. De acordo com a deputada federal Sâmia Bonfim (PSol-SP), esposa de Braga, haverá máximo esforço para evitar a cassação de Braga.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
"Vamos fazer de tudo para não cassarem o mandato de Glauber. Deixar claro que o seu mandato é muito importante, mas mais importante é você com saúde e vivo para cumprir a sua missão", afirmou Sâmia. (Colaborou Wal Lima)
Fonte: Correio Braziliense