Senador assume o cargo deixado por Gleisi Hoffmann (PT-PR), que assumirá a articulação política no Planalto
O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido como o novo presidente em exercício do PT nesta sexta-feira (7/3) na sede da sigla, em Brasília (DF). Costa vai assumir um mandato-tampão que deve durar até julho.
Ele assume no lugar da então presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), que se afastou do cargo para ser ministra do governo Lula.
Na semana passada, Gleisi foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), responsável pela articulação política.
Veja também
O futuro dos recursos humanos (RH): por que a digitalização é inevitável?
Agências do trabalhador têm 292 vagas com salários de até R$ 4 mil
Na noite de quinta-feira (6/3), a corrente majoritária do partido, Construindo um novo Brasil (CNB), havia chancelado o apoio ao nome do Humberto Costa para a presidência da sigla.
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, também era cotado para o cargo, mas acabou sendo desbancado.
Dentro do PT, há quem defenda que o novo presidente interino concorra na convenção em julho contra o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, que é uma aposta do presidente Lula para o partido.
Existe uma resistência ao nome do Edinho que divide principalmente filiados da região Nordeste, que defendem que a região é onde o PT é mais forte no país. Por isso, é de lá que deveria ser o novo presidente.
O senador Humberto Costa, 67 anos, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário das Cidades do governo de Eduardo Campos em Pernambuco e ministro da Saúde do primeiro governo Lula.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Em 2024, Costa foi o coordenador eleitoral do grupo de trabalho do PT para as eleições municipais. Em 2022, ele também já havia ocupado esse cargo, nas eleições nacionais.
Fonte: Metrópoles