06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
22/11/2020

Gloria Pires fala sobre dificuldades familiares na quarentena e sexo aos 57: 'Com o tempo fica melhor'

Foto: Reprodução

Glória Pires

Gloria Pires não fala sobre política — essa é a premissa de sua assessora antes de a entrevista começar. Também não dá detalhes sobre os trabalhos que fez e dos quais se arrependeu. E não comenta o comportamento de terceiros. Tudo isso, avisa uma das maiores atrizes do Brasil, é consequência do feito de aprender a dizer não. Graças a ele, hoje consegue estabelecer melhor seus limites, inclusive em sua própria casa.

 

Se a maturidade trouxe sono difícil e cabelos brancos (assumidos, apesar de protestos familiares), trouxe também mais liberdade para se mostrar como realmente é. Não que envelhecer seja moleza. “Mas é mais fácil quando você abraça essa condição”, diz. Durante o confinamento, a atriz chegou a tingir os fios para uma campanha publicitária. Depois voltou a deixá-los ao natural. “Estou me sentindo bem, bonita, empoderada mesmo.” Foi também durante a quarentena que a atriz retomou o convívio com toda a família dentro de casa: o marido, o cantor Orlando Morais, os quatro filhos (Cleo, Antonia, Ana e Bento) e o gato Garfield. “Fomos para a casa de Brasília pensando em passar um ou dois meses e ficamos seis”, lembra. “Junto com o susto, com a expectativa, com o medo, tive momentos de muito prazer, de estar com a família sem ter que sair, viajar, tirar férias.”

 

Mas nem tudo foram passeios no lago Paranoá. A convivência intensa trouxe dificuldades. “Como antes eu estava sempre trabalhando, delegava muito. Quando as trovoadas aconteciam, raramente estava junto”, conta. “Agir nesses momentos, procurar a palavra certa, a atitude justa no meio da tempestade, foi um enorme aprendizado.” Às vezes, a atitude certa era impor limites, dizer “não”. E será que Gloria pode citar um episódio em que isso aconteceu? “Não posso”, responde, rindo e, mais uma vez, exercitando o “não”.

 

Veja também

 

Maisa diz que foi assediada na rua e rebate internauta que disse que faria o mesmo: 'Que ódio'

 

Luan Santana mostra preparativos para live no Pantanal: 'Histórico'

 

Na TV desde os 8 anos, quando viveu a pequena Fátima na novela “Selva de pedra”, Gloria está aprendendo a assumir papéis que vão além do de atriz. Produziu o filme “A suspeita”, com lançamento adiado por causa da pandemia. E atua como empresária na Bemglô, marca lançada em 2014 com Orlando e a amiga Betty Prado. Inspirada inicialmente na Goop, da atriz Gwyneth Paltrow, a Bemglô oferece uma seleção de produtos de diversas áreas, com foco em consumo consciente. Tem loja física na Oscar Freire, em São Paulo, e trabalha uma expansão do e-commerce para Portugal.

 

Outra novidade é uma coleção, lançada este mês, em colaboração com a marca Suntime. São roupas em tecidos sustentáveis, com otimismo nas frases estampadas — “Dias glorioses”, “Dias verdes virão” e “Vivemos dias mulheres”. Gloria participou da escolha dos tecidos, das cores, das formas, das mensagens. “Eu queria que fossem roupas que pudessem ser usadas em casa, mas também, com uma produção diferente, para trabalhar, para sair, para se divertir.”

 

Quarentena


“Foi algo novo ter o marido e os quatro filhos dentro da minha casa. A melhor parte foi isso, estar com eles. Duas filhas já moravam sozinhas, teve essa volta. E o Orlando é uma pessoa que viaja muito. Então, como casal, a gente também teve que fazer ajustes. Sou uma pessoa que adora a liberdade, mas acho que as limitações trazem ensinamentos. Sinto que aprendi muitas coisas. Uma delas foi assumir o meu lugar como dona da casa e mãe dessa família. Na lida diária.”

 

Mundo pós-pandemia


“Coisas simples, como um abraço ou um beijo, ganharam outro peso. Reencontrei a minha irmã, tinha seis meses que a gente não se via, e a abracei. Eu tinha feito um teste para fazer um trabalho, e ela também fez. Foi um alívio.”

 

Mais verde


“Essa ideia de que o ser humano é quem manda e o dinheiro pode tudo nos trouxe aqui, com coisas boas, mas com essa barra pesada que estamos vendo: ar insuportável, águas poluídas. Mas espero boas notícias em breve. As pessoas vão entender que isso não é ser hippie. Não tem um plano B para um planeta. Tenho muita fé que as pessoas vão entender que é importante a atuação da população na política, na escolha de quem vai estar à frente da gente. Fazer propaganda de alguém, eu não faço. Endosso as obras que acho importantes, as boas práticas.”

 

Cabelo branco


“Eu estava querendo deixar meu cabelo branco há algum tempo. Mas na última novela, ‘Éramos seis’, como transcorriam 30 anos na história, seria complicado: o consenso foi que eu deveria ter o cabelo pintado e ir fazendo os brancos de acordo com a continuidade. Quando acabou, falei: ‘Agora vou deixar’. Todo mundo foi contra, o marido, os filhos. Mas fui ficando. E estou adorando. Estou me sentindo bem, bonita, empoderada mesmo.”

 

Envelhecimento

 

Glória Pires pinta os cabelos sozinha pela 1ª vez: 'Nunca fiz isso' -  28/05/2020 - UOL TV e Famosos

 

“O sono muda muito. Tem vezes que durmo melhor, tem vezes que durmo pior — me trato com medicina ortomolecular, tenho uma suplementação, faço meditação. Mas é um processo. É mais fácil quando você abraça essa condição. Vivi 57 anos, tenho rugas, flacidez, estes cabelos são meus. E isso não me faz sofrer. Quando eu era mais jovem, talvez pensasse neste momento com mais dificuldade. E minha saúde é melhor agora: quero ter saúde para curtir minha velhice e tudo pelo que trabalhei. A menopausa está rolando bem. Fiquei com receio no início. Mas não está sofrido.”

 

Moda consciente

 

“Fico muito feliz que a primeira collab da Bemglô caminhe de mãos dadas com a Suntime, através de uma moda consciente, incluindo o reaproveitamento de resíduos têxteis e buscando uma produção com baixo impacto ambiental. Queremos viver ‘Dias glorioses’ não só no vestir, mas na nossa relação com a natureza”.

 

53 anos de carreira

 

Glória Pires: biografia, fotos, vídeos, notícias – iG

 

“Tive sorte de me oferecerem sempre ótimos projetos. E da minha parte houve sempre uma disposição enorme para o trabalho. Houve algumas coisas que eu não quis fazer, mas acabei fazendo e foram bem problemáticas. Ai, meu Deus, por que topei isso? Sabia que não era para fazer…”

 

Não estou disposta


“Dizer ‘não’ sempre foi uma questão, mas hoje é mais fácil. O aprendizado em casa também passou por aí. O anjo do lar de que a Virginia Woolf falava, eu nunca tinha percebido que me rondava, mas percebi na quarentena (no texto da escritora britânica, o anjo é um espectro de mulher simpática, pura e altruísta, pronta a se sacrificar e sacrificar suas vontades e opiniões). E isso foi importante: entender os meus limites. Muitas vezes eu até podia dizer ‘sim’, mas precisava dizer ‘não’. E consegui. Há certas coisas para as quais ‘não estou disposta’ (como diria a personagem Beatriz de ‘Babilônia’)”

 

Cleo

 

EGO - Glória Pires, com zero maquiagem, e Cleo Pires posam juntinhas -  notícias de Famosos

 

“Tenho muito orgulho do posicionamento dela. Ela tem muita força, e muita força com os jovens. Está no caminho certíssimo. Só quero que sofra menos, leve menos a sério essas pessoas, porque o que elas querem é um palco; já que não podem brilhar, querem brilhar detonando os outros. Espero que ela consiga chegar nesse lugar de não sofrer com essas coisas, seguir o caminho dela, dar o exemplo de que é essa mulher forte, empoderada, que tem opinião e não tem medo. Eu a aplaudo.”

 

Família feminista

 

Glória Pires conta que sofreu e "chorava do nada" quando a filha Cleo saiu  de casa | GZH

Fotos: Reproduções

 

“Minha mãe era feminista, meu pai também. Nunca houve essa questão do gênero oprimido e do gênero dominante em casa. Meu pai (Antonio Carlos Pires, ator) era um homem que dividia com a minha mãe todos os cuidados com filhos, com a casa. E minha mãe (Elza Pires, dona de casa) também atuava muito ao lado do meu pai. Eles tinham uma parceria incrível, que foi o que eu sempre busquei. Casei com um homem que é assim. Somos uma família feminista.”

 

Casamento


“O casamento evoluiu com altos e baixos, mas sempre com uma espécie de certeza de que ele me entende, sabe? É meu parceiro, não é só o namorado que faz a surpresa, que traz as flores. É muito mais. É um pessoa em quem eu tenho confiança, liberdade. Para mim, é fundamental liberdade, e acho que tenho podido também dar isso a ele.”

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Sexo


“Costumo dizer que o sexo é igual a leite materno. É um negócio que começa na sua cabeça: no quanto você se sente aceita, à vontade, no quanto você deseja aquilo e se sente desejada. É uma coisa construída. E a minha experiência é que com o tempo fica melhor. Fica muito melhor com confiança, com liberdade. Até para dizer: ‘Não estou a fim. Não estou disposta’ (risos).”

 

Fonte: Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.