02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/06/2022

Golpe do PIX agendado: aprenda como não cair em armadilha

Foto: Reprodução

A facilidade do Pix, que caiu no gosto popular — empresas, prestadores de serviço e até as famosas carrocinhas nas ruas, utilizam o meio de pagamento e recebimento eletrônico — acabou atraindo golpistas, que se aproveitam da ferramenta para comprar produtos e serviços e dar calote. Como? Com o Pix agendado. A pessoa agenda o pagamento para horas depois ou no outro dia e, antes da data, cancela a operação, e quem receberia a grana acaba ficando a ver navios.

 

O golpe piora: em alguns casos os criminosos fraudam o comprovante de agendamento e enviam para a vítima, que só vai se dar conta de que caiu em uma armadilha quando checar a conta. Isso ocorre porque o comprovante de agendamento é bem parecido com um comprovante de pagamento, alerta Alessandro Fontes, co-fundador do Site Confiável. O EXTRA conversou com especialista que deu dicas dicas de como evitar esse tipo de fraude.

 

Francisco Gomes Júnior, especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos e presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP) orienta que "ao receber um SMS leia com a máxima atenção para verificar se não se trata apenas de um agendamento de Pix, mas sim de um pagamento efetivo".

 

Veja também

 

Como vítimas do golpe do Pix recuperam dinheiro perdido na Justiça

 

Leitora caiu em golpe do Pix que promete R$ 150; saiba como agir

 

O agendamento não garante o pagamento, portanto, só entregue a mercadoria após o efetivo crédito em conta — acrescenta.

 

Gomes Júnior orienta a quem recebe por essa ferramenta a consultar o extrato bancário para confirmar o pagamento do Pix.

 

Caso esteja com pressa, ou sem acesso à conta bancária no momento, o comprovante do Pix também pode dar pistas se ele é verdadeiro ou falso. Ele deve conter informações essenciais, como: Número de ID ou transação, valor da transação, data e hora, descrição da transação, informações do destinatário, informações do pagador

 

Se alguma dessas informações não estiver presente ou parecer estranha, desconfie do comprovante e verifique na conta se o dinheiro foi transferido via Pix.

 

O uso inadequado do agendamento, inclusive, fez o Banco Central fazer alterações no sistema no início do ano para que deixar claro que o Pix foi agendado e não caiu na conta de quem irá receber. Para isso, o valor fica retido nos sistemas internos e, geralmente, aparece como lançamentos futuros da conta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para se ter uma ideia do tamanho do alcance do crime cibernético, entre janeiro e maio deste ano, as soluções de cibersegurança da PSafe, dfndr security e dfndr enterprise, bloquearam mais de 3,4 milhões tentativas de golpes financeiros no Brasil, entre elas o Pix agendado. Isso corresponde a uma média de 22,5 mil detecções por dia, mais de 930 por hora e 15 por minuto, o que faz desta temática a mais explorada por cibercriminosos em 2022.

 

Fonte: Extra Online

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.