18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
13/04/2024

Google deixará de exibir links de notícias nas buscas para não pagar sites na Califórnia

Foto: Reprodução

Medida foi anunciada em resposta à legislação do estado da Califórnia, que discute lei para obrigar a Big que as empresas de tecnologia paguem veículos jornalísticos

O Google vai deixar de exibir links de jornais e sites de notícias a alguns usuários na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo comunicado da empresa nesta sexta-feira. A medida é uma resposta ao projeto de lei de 'Preservação ao Jornalismo na Califórnia (CJPA, na sigla em inglês), apresentado no ano passado e que prevê remuneração aos veículos jornalísticos por parte das empresas de tecnologia.

 

O Google informou que vai fazer um teste e remover os links de notícias da busca como forma de “medir o impacto da legislação na experiência do produto”.

 

Segundo a empresa, esta seria uma “abordagem errada para apoiar o jornalismo” e “criaria um nível de incerteza empresarial que nenhuma empresa poderia aceitar”.

 

Veja também

 

Meta e Google lançam novos chips de IA e criam 'pergunta de um trilhão de dólares'

 

Nasa divulga como é um eclipse solar total visto do espaço pela ISS

“Há muito que dizemos que esta é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Jaffer Zaidi, vice-presidente das parcerias globais de notícias do Google, num post de blog nesta sexta-feira. “Se aprovado, o CJPA pode resultar em mudanças significativas nos serviços que podemos oferecer aos californianos e no tráfego que podemos fornecer aos editores da Califórnia.”

 

O Google também disse que está pausando novos investimentos no ecossistema de notícias do estado americano.

 

“Até que haja clareza sobre o ambiente regulatório da Califórnia, também estamos pausando outros investimentos no ecossistema de notícias da Califórnia, incluindo novas parcerias por meio do Google News Showcase, nosso programa de produtos e licenças para organizações de notícias, e expansões planejadas da Google News Initiative”, afirmou Zaidi.

 

SOB PRESSÃO 


Esta não é a primeira vez que o Google deixa de exibir links de notícias em reposta a uma lei sobre este tema. A empresa já fez este tipo de oposição no Canadá, no ano passado. Facebook e Instagram, do grupo Meta, também adotaram a mesma postura na época.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O Google também já se opôs a medidas semelhantes na Espanha, Austrália e Nova Zelândia. No fim, porém, a empresa acabou concordando com as regras.

 

Fonte: O Globo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.