01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
22/06/2022

Governadores vão ao STF contra mudança no ICMS dos combustíveis

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Governadores de 11 estados entraram nesta quarta-feira (22/6) com pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) considere inconstitucional a lei que alterou a regra para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a venda de combustíveis

 

A lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A intenção do governo era forçar a redução dos do preço dos combustíveis, fato que vem pesando neste ano eleitoral. Antes de a lei ser sancionada, a alíquota do ICMS variava de acordo com cada estado, sem teto estabelecido.

 

A lei limita a cobrança do tributo nos estados e municípios a uma alíquota máxima de 17%, mas não impede os sucessivos aumentos adotados pela Petrobras.

 

Veja também

 

Alta do preço dos combustíveis é inevitável e estava atrasada, dizem analistas

 

Petrobras divulga reajustes de 14,2% para o diesel e de 5,2% para a gasolina

 

A ação é assinada pelos governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul.

 

No pedido, os chefes dos poderes estaduais alegam que a mudança “feriu gravemente o pacto federativo e o princípio da autonomia dos entes subnacionais, sob vários aspectos”.

 

Eles ainda alegam risco à governabilidade e prejuízos para os cofres públicos com a perda de arrecadação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Tal inovação legislativa trouxe graves riscos à governabilidade de estados e Distrito Federal, diante dos imensos prejuízos gerados com a perda de arrecadação direta, e até para municípios, dada a correspondente redução das transferências constitucionais obrigatórias” , acrescentaram os governadores. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.