28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
05/03/2024

Governo amplia vacinação contra a dengue para adolescentes de até 14 anos

Foto: Reprodução

Decisão veio de um pedido de secretarias estaduais, porque, nos postos de saúde, a procura por imunização está muito baixa.

O Ministério da Saúde vai ampliar a vacinação contra a dengue para adolescentes até 14 anos. Foi um pedido de secretarias estaduais, porque, nos postos de saúde, a procura por imunização está muito baixa.

 

Tiffany Vitoria da Silva Nunes, de 10 anos, estava apreensiva com a injeção, mas sentiu que a dor da picadinha estava longe do que ela já passou.

 

“Eu já peguei dengue e foi começando assim: eu acordei de manhã e estava com muita dor na perna. Daí eu não conseguia nem andar direito, porque estava com muita dor", conta ela.

 

Veja também

 

Quem teve dengue pode doar sangue? Ministério recomenda intervalo também para quem tomou vacina

 

Tarcísio decreta estado de emergência para dengue em São Paulo


A vacina contra a dengue foi distribuída para 16 estados e o Distrito Federal; mais de 500 cidades receberam as doses do Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa, estão sendo priorizadas as regiões com mais casos da doença nos últimos anos e, mesmo assim, a procura pela vacina ainda está baixa.


A recomendação do Ministério da Saúde era de que as doses, neste primeiro momento, fossem destinadas a crianças de 10 e 11 anos. Em Foz do Iguaçu, no Paraná, a vacinação começou na última quarta-feira (28). Em uma semana, 19% das doses que chegaram ao município foram aplicadas, número bem abaixo do que a prefeitura esperava.

 

“O profissional da saúde fica frustrado, né? Infelizmente, o público está sendo baixo em relação a vacina. Nós nos preparamos, tivemos treinamento recentemente. Então, tem toda uma espera desse público na unidade”, diz a auxiliar de enfermagem Aline Horn Casemiro.
 

Minas Gerais, estado com o maior número de notificações de dengue, não aplicou nem 2% dos imunizantes recebidos. Em Roraima, a adesão está ainda menor: cerca de 0,5%. O Distrito Federal é o que tem a melhor taxa - 35% - e, ainda assim, bem longe do ideal. Considerando os oito estados mais o DF, que disponibilizaram os dados, apenas 16,7% das doses foram aplicadas.


Em Salvador, são mais de 100 pontos de imunização em unidades de saúde e até drive thru, mas só 16 mil habitantes se vacinaram, apesar das 56 mil doses disponibilizadas.

 

"A meta de vacinação é 90%. Então, a gente precisa estar vacinado para que, caso aumente o número de casos, a gente tenha uma população vacinada. E não a gente se vacinar depois do caos instalado", alerta Doiane Lemos, coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Salvador.


A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, utiliza um vírus atenuado para induzir a resposta imunológica. Depois de 90 dias da primeira dose, é necessária uma segunda aplicação.

 

"A segunda dose vai fazer com que a pessoa tenha uma proteção prolongada, porque se não houver a segunda dose, há uma perda dessa proteção com o passar das semanas", explica Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.


Rafael Silva, de 10 anos, aguardava ansioso pela vez dele tomar a vacina em Belo Horizonte.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

"Porque senão você pega dengue, fica doente aí, pode morrer... Aí já era. Tem que vacinar, né?", ensina ele. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.