NOTÍCIAS
Internacional
Governo argentino desclassifica documentos sobre a ditadura militar no país
Foto: Reprodução

O governo Milei defende o que chama de memória completa sobre a ditadura, equiparando os crimes das Forças Armadas aos da guerrilha

Segundo ele, a medida prevê a transferência integral desses arquivos da Secretaria de Inteligência do Estado para o Arquivo Geral da Nação, órgão responsável pela preservação e consulta de documentos históricos.

 

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, coincidindo com o Dia Nacional da Memória, que lembra o início da última ditadura militar, período que deixou cerca de 30 mil desaparecidos, segundo organizações de direitos humanos.

 

A decisão segue um decreto de 2010, assinado durante o governo de Cristina Kirchner, que, segundo Adorni, "embora tenha sido publicado há 15 anos, nunca foi totalmente cumprido".

 

Veja também 

 

Fabricante do Ozempic perde o trono de empresa mais valiosa da Europa

 

Mais de 15 mil crianças morreram desde o início da guerra em Gaza

O governo Milei defende o que chama de "memória completa" sobre a ditadura, equiparando os crimes das Forças Armadas aos da guerrilha — uma visão rejeitada por entidades de direitos humanos.

 

Governo Milei vai negar ditadura em aniversário do golpe de 76 na Argentina

Foto: Reprodução

 

O que aconteceu no passado deve estar nos arquivos da memória, não nos arquivos de inteligência — afirmou Adorni.m— Os arquivos passarão agora a estar a serviço da memória e não da manipulação política — acrescentou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Como ocorre todos os anos, organizações de direitos humanos farão uma marcha nesta segunda-feira até a Praça de Maio, com apoio de sindicatos e partidos de oposição, em homenagem ao Dia da Memória. 

 

Fonte: CNN

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.