20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
28/07/2020

Governo Bolsonaro terá 10 dias para explicar por que monitorava 579 opositores

Foto: Reprodução

Secretaria do Ministério da Justiça realizava monitoramento de 579 opositores do governo Bolsonaro. Agora, ministério terá que justificar ação

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento preliminar para buscar informações sobre o monitoramento de 579 opositores do governo do presidente Jair Bolsonaro que teria sido promovido pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça.

 

Em ofício ao governo federal, o procurador regional dos Direitos do Cidadão Enrico Rodrigues de Freitas, que atua no Rio Grande do Sul, deu prazo de dez dias para que sejam fornecidas informações como a base legal que justificou a apuração, a indicação do objeto do relatório de inteligência e a motivação de sua instauração.

 

O MPF também pede a relação de autoridades que tiveram acesso ao documento e o motivo da decretação do sigilo sobre o material produzido pelo governo. O procedimento instaurado tem o nome de notícia de fato.

 

Veja também

 

Grupo com 152 bispos da Igreja Católica assina carta crítica ao governo

 

Bolsonaro sanciona lei sobre validade indeterminada de receitas médicas ou odontológicas

A existência do relatório foi revelada na semana passada pelo colunista Rubens Valente, do Uol. O dossiê lista 579 servidores federais e estaduais da área de segurança e professores de todas as regiões do país identificados como integrantes do movimento antifascismo.

 

A Secretaria de Operações Integradas (Seopi) foi criada pelo então ministro Sergio Moro no ano ano passado. O jornal O Estado de S. Paulo mostrou que após André Mendonça assumir o Ministério da Justiça em abril as atribuições do órgão foram alteradas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

 Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal foi indicado para comandar a secretaria e teria solicitado uma investigação de movimentos que poderiam colocar em risco a 'estabilidade política do atual governo '. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.