NOTÍCIAS
Geral
Governo do Amazonas abre novas inscrições para o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico
Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Podem se inscrever titulares de serviços e representantes de órgãos governamentais

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), abriu novas inscrições para representantes da sociedade civil interessados em compor o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB). Os segmentos disponíveis são para titulares de serviços e representantes de órgãos governamentais.

 

A MRSB é uma autarquia intergovernamental criada para fazer o planejamento, regulação, fiscalização e prestação dos serviços públicos de saneamento básico no interior do estado.

 

As eleições dos membros do Conselho Participativo e do Comitê Técnico da MRSB serão realizadas durante a 1ª Assembleia Extraordinária do Colegiado, marcada para o dia 5 de agosto, na sede do Governo do Estado, na zona oeste da capital, e de forma híbrida. O link para participação online será disponibilizado no site www.sedurb.am.gov.br.

 

Veja também

 

Avião que ia para Maceió faz pouso de emergência no Aeroporto de Brasília

 

'PORTAL DO ZACARIAS' registra no mês de junho mais de 52 milhões de visualizações e se mantém como o quinto portal mais acessado do país. Em toda a Região Norte, portanto, sua liderança é absoluta. Os dados são do IVC. VEJA OS NÚMEROS

 

 

De acordo com o secretário da Sedurb e secretário-geral interino da MRSB, Marcellus Campêlo, o Conselho Participativo reforça o papel da sociedade nas políticas públicas na área de Saneamento Básico. “A participação social é muito importante para avançarmos rumo à universalização dos serviços de água e esgoto no interior do estado”, disse.

 

Os interessados devem enviar e-mail para [email protected] até as 23h59 do dia 31 de julho, informando no assunto o segmento desejado. No corpo da mensagem, é necessário incluir os dados do titular e do suplente: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, telefone, endereço, instituição e cargo ocupado. A lista completa de documentos exigidos está no Edital nº 006/2025, disponível no site da secretaria.

 

Após a confirmação da inscrição, o candidato poderá acompanhar o status no aplicativo SASI, informando CPF e data de nascimento. A plataforma está disponível para Android e iOS, e deve ser acessada com o código SANEAR. A lista preliminar dos inscritos será divulgada no site da Sedurb, no dia 1º de agosto.

 

A coordenadora do setor jurídico da Sedurb, Fabiana Barreiros, explica que, o Edital nº 004/2025, no qual foi divulgada a inscrição para todos os segmentos do Conselho Participativo, não conseguiu preencher o número mínimo de vagas para os segmentos de titulares de serviços e representantes de órgãos governamentais, o que motivou a publicação do novo edital.

 

Fotos:  Tiago Corrêa/UGPE

 

“Ao todo, o Conselho será composto por 15 membros, distribuídos da seguinte forma: dois representantes dos titulares dos serviços, três de órgãos governamentais, dois de prestadores de serviços públicos de saneamento básico, três representantes dos usuários e cinco de entidades técnicas, organizações da sociedade civil e de defesa do consumidor ligadas ao setor”, detalhou a coordenadora.

 

O Conselho Participativo tem como atribuição elaborar propostas para apreciação das demais instâncias da entidade, apreciar matérias relevantes previamente à deliberação do Colegiado, opinar ou propor quaisquer medidas de interesse do saneamento rural, propor a constituição de Grupos de Trabalho e propor as diretrizes da política de saneamento rural.

 

SOBRE A MRSB

 

A MRSB é uma autarquia intergovernamental formada pelo Estado e pelos 61 municípios do interior do Amazonas, sem estrutura administrativa ou orçamento próprios. Entre suas competências estão o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação dos serviços públicos de saneamento básico, de forma direta ou contratada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A atuação da Microrregião busca garantir o atendimento à população de acordo com as metas de universalização previstas no Plano Nacional de Saneamento Básico. Criada por meio da Lei Complementar 272/2025, a MRSB vai contar com apoio das estruturas dos entes federativos que a compõem ou de convênios firmados com os municípios para realização das atividades.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.