28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
26/10/2020

Governo do Amazonas acabou com a fila da hemodiálise, afirma secretário de Saúde

Foto: Divulgação

Organização do serviço na rede estadual e convênios assinados pelo governador Wilson Lima eliminaram fila de espera, assinala Marcellus Campêlo

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, afirmou neste domingo (25/10) que o Governo do Amazonas eliminou a fila de espera para a realização de hemodiálise e organizou a oferta desses serviços na rede estadual de saúde.

 

No início de setembro, o governador Wilson Lima assinou um convênio com o Hospital Beneficente Português para a contratação de 180 novas vagas de hemodiálise destinadas à rede pública.

 

Com isso, não há mais necessidade de os pacientes renais crônicos, aqueles que precisam de terapia renal substitutiva três vezes por semana, usarem os serviços de nefrologia dos prontos-socorros, como acontecia em outros tempos.

 

Veja também 

 

Wilson Lima irá inaugurar feira de produtos regionais em Boca do Acre, no próximo sábado, 31/10

 

Wilson Lima se reúne com ministro da Saúde e trata de estratégias para vacinação contra a Covid-19

 

O secretário explicou, ainda, como esse serviço está sendo oferecido nos prontos-socorros da rede, em Manaus. “Na hemodiálise, estamos trabalhando (nos prontos-socorros) somente com as urgências e emergências.

 

Os pacientes crônicos que, porventura, venham a procurar são referenciados para hospitais e clínicas credenciadas que podem atender, inclusive evitando riscos numa unidade de urgência, que a gente sabe que é porta aberta para a população”, disse o secretário.

 

Neste domingo, no HPS 28 de Agosto, havia apenas 31 pacientes usando o serviço de nefrologia implantado na unidade para as urgências, a maioria internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por outros problemas que comprometeram o sistema renal e que por isso precisam fazer hemodiálise como uma das terapias indicadas no tratamento intensivo.

 

A quantidade é muito inferior à alegada pelo Sindicato do Médicos do Amazonas (Simeam), em visita à unidade neste final de semana, que disse haver 300 pacientes nessa condição no HPS.

 

“Nós ampliamos a oferta na rede conveniada, notadamente ali na Beneficente Portuguesa. Hoje, na rede, nós eliminamos a ‘fila da morte’ nos prontos-socorros, e os pacientes já têm a possibilidade de programar o seu tratamento na hemodiálise”, ressaltou Marcellus Campêlo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Além do Hospital Beneficente, completam a rede de assistência em Nefrologia da SES-AM a Clínica Pronefro, o Centro de Doenças Renais do Amazonas (CDR), a Clínica Renal de Manaus, o Hospital Getúlio Vargas, o Hospital Santa Júlia e a Clínica CEHMO, que atua no Centro de Hemodiálise do Hospital Adriano Jorge. O encaminhamento é feito pela Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), a partir de solicitação médica.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.