18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
15/04/2024

Governo do Amazonas apoia evento científico sobre a conversão e armazenamento de energia renovável

Foto: Divulgação/Acervo Yurimiler Leyet Ruiz.

Simpósio está sendo realizado em Manaus e reúne pesquisadores de diferentes países

Discutir sobre energias renováveis, estabelecer parcerias entre pesquisadores e instituições internacionais, fortalecer a formação acadêmica de estudantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Amazonas é o objetivo do simpósio Meeting on Materials for Energy Applications in Amazonas (MMEA-AM).

 

O evento foi desenvolvido com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 005/2023.

 

O MMEA-AM é coordenado por Yurimiler Leyet Ruiz, professor do Departamento de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e líder do Laboratório de Processamento de Materiais Tecnológicos (LPMAT). O evento será realizado até 17 de abril, no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), localizado no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus.

 

Veja também

 

Mistério em Marte: milhares de rochas brancas incomuns são descobertas

 

Dispositivo contra a ansiedade é autorizado nos EUA

 

Fotos:Divulgação/Acervo Yurimiler Leyet Ruiz.

 

O evento é direcionado a profissionais de diversas áreas de estudo como engenharia de materiais, física, química, engenharia elétrica, engenharia ambiental, engenharia química e ciência da computação; estudantes de iniciação científica e pós-graduação, além de empresas do setor de energia.

 

A programação inclui palestras, apresentações e reuniões de trabalho. Dentre os assuntos analisados estão o uso de materiais avançados, a nanotecnologia, tecnologias de energia renovável adaptadas ao contexto amazônico, estratégias de sustentabilidade energética e políticas públicas relacionadas ao ramo da energia.

 

A proposta é debater a utilização de sistemas eficientes de conversão e armazenamento de energia, como as células solares e baterias de estado sólido. De acordo com o Dr. Yurimiler, a ideia é enriquecer o debate sobre o tema no Brasil, abordando a formulação de políticas energéticas a exemplo do que acontece em países da América do Norte, Ásia e Europa, que lideram as pesquisas no setor.

 

“A aplicação prática dos resultados gerados pelo evento pode ter um impacto positivo na comunidade local da Amazônia, proporcionando acesso a fontes de energia limpas e renováveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação ambiental na região”, exemplifica o coordenador.

 

Pesquisadores de diferentes partes do mundo participam do Simpósio promovendo a interação com a comunidade científica e a possibilidade de futuras colaborações. O pesquisador Yurimiler defende que ao expor diferentes perspectivas de mercado, os profissionais presentes podem desenvolver projetos e publicações científicas de grande impacto. E a partir disso, iniciar também um processo de conscientização:

 

“O envolvimento da comunidade local, das partes interessadas e do público em geral é fundamental para garantir que as soluções propostas sejam socialmente aceitáveis, culturalmente apropriadas e economicamente viáveis.

 

Isso inclui a promoção da educação ambiental, a sensibilização sobre a importância da conservação dos recursos naturais da Amazônia e o estímulo à participação ativa em projetos de energia limpa e sustentável”, comenta. Informações sobre o cronograma completo do evento estão disponíveis no site: https://mmea.ipdec.org/

 

PAREV

 

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

AGENDA DA FAPEAM

 

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada neste link: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/ 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.