25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
05/05/2021

Governo do Amazonas comunica propósito de ajuda de amêndoa e polpa de cacau

Na intenção de geração de renda entre a população de produtores que vivem em áreas degradadas o Governo do Estado do Amazonas propõe a elaboração de um projeto técnico voltado à agroindústria Manacá. O objetivo é investir na cultura de Cacau e o benefício da amêndoa e polpa.

 

Financiado por uma empresa alemã o projeto irá beneficiar, inicialmente cerca de 50 produtores rurais, dos municípios de Manacupuru, Beruri e Iranduba.

 

Instalada às margens da Rodovia AM-070, no Km 66, ramal de Acajatuba a agroindústria tem a possibilidade de produzir por dia cerca de 800 a 1.000 sacos de açaí. Além disso a Manacá também produz polpa de cupuaçu e no futuro, do cacau.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas distribui 21 toneladas de peixes em comunidades de Manaus e Presidente Figueiredo

 

Programa Amazônia Conectada permite expansão do projeto de telessaúde da SES-AM no interior

 

 

Uma das equipes do IDAM esteve em Manacapuru, na última terça-feira, 04/05 para pôr em prática todos os acordos quanto à elaboração do projeto.

 

O diretor-presidente do IDAM, Valdenor Cardoso explica que o foco do projeto está voltado à atender os pequenos produtores locais e apoiá-los, dando suporte técnico os orientando para a instalação de um viveiro de mudas de cacau, sendo acompanhadas por um técnico durante a totalidade do projeto.

 

Valdenor assegurou ainda que todas as mudas de sementes híbridas de cacau, serão oriundas de Altamira-PA. "Temos sementes, tecnologia e mão de obra qualificada para assistir todos esses produtores. O IDAM trabalha alinhado com as políticas de desenvolvimento sustentável e inclusão socioeconômica das famílias rurais e com a parceria da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). Iremos apoiar a revitalização do cacau no Amazonas".

 

Qual o Fruto da Amendoeira? Para Que Ele Serve? | Mundo Ecologia

 

 Um dos donos da Manacá, Wilhelm Huttl, destaca a importância do IDAM. “Precisamos de técnicos para nos orientar como plantar e quais plantas são ideais para o consórcio, além do apoio na produção de mudas. A nossa ideia é investir no plantio de árvores nativas e futuramente exportar a polpa e a amêndoa beneficiada para a Alemanha”.

 

Ama cupuaçu? Confira receitas diferentes para fazer com a fruta - Fametro

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

O especialista em Sistemas Agroflorestais, Admilson Brito pondera que o cacau é uma cultura que tem um cultivo preservacionista. “Ele não é plantado sozinho e precisa de sombra para ter um desenvolvimento fisiológico bom e uma produtividade assegurada. Por isso, precisa ser cultivado de forma consorciada com outras plantas de porte maior. Inicialmente pode ser consorciado com a bananeira”.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.