26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
19/02/2020

Governo do Amazonas disponibiliza cursos de qualificação do Cetam no programa 'Muda Manaus'

Foto: Divulgação

Os cursos serão realizados no Ceti Elisa Bessa Freire, a partir do dia 9 de março

O Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), inscreveu, na terça-feira (18/02), pessoas interessadas em fazer cursos de qualificação profissional.

 

A oferta faz parte das ações da instituição dentro do programa estadual “Muda Manaus”, que atendeu a comunidade da zona leste, em sua segunda edição, dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

 

O “Muda Manaus” tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população da capital. O programa acontecerá a cada dois meses, levando serviços de cidadania, saúde, cultura, qualificação profissional e muitos outros a quem precisa.

 

Veja também 

 

Com sede em Brasília, Defensoria amplia presença em tribunais superiores para beneficiar assistidos

 

Governador Wilson Lima reforça parceria com órgãos federais durante passagem de comando do CMA

 

Na zona leste, os cursos ministrados pelo Cetam acontecerão no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado no bairro Jorge Teixeira. As aulas iniciam dia 9 de março e serão todas à noite, das 18h às 21h.

 

 

As 480 vagas disponibilizadas pelo Cetam foram exclusivamente para residentes na comunidade do Jorge Teixeira e bairros adjacentes. Nas primeiras horas da manhã da última terça-feira já havia candidatos na fila, aguardando para garantir a inscrição no Ceti, ocorrida das 17h às 21h.

 

Isabele Rozeno do Nascimento, 18, disse que valeu a pena a espera. “Cheguei ao Elisa Bessa Freire às 8h e me inscrevi para o curso de Assistente Administrativo”, relata a jovem que mora na terceira etapa do Jorge Teixeira e se diz ansiosa pelo início das aulas.

 

Isabele conta que terminou o ensino médio em 2019 e, desde então, vem distribuindo currículos na tentativa de conseguir um emprego. “Mas sem um curso de qualificação fica difícil. Enquanto isso, estou estudando para o vestibular. Quero cursar Letras”, conta. Isabele afirma ter aprovado a iniciativa do Cetam em utilizar as salas da escola que estavam ociosas no período da noite.

 

Fotos: Reprodução

 

Gabriel Sena dos Passos, 20, também saiu animado do Ceti Elisa Bessa Freire. Ele se inscreveu para o curso Operador de Caixa. Residente na comunidade Nossa Senhora de Fátima, na zona norte, Gabriel afirma já ter trabalhado como cobrador de ônibus.

 

Inscritos estão otimistas - “Mas no momento estou desempregado. Faço bico aos fins de semana lavando carretas. Acredito que esse curso de Cetam me abrirá portas para uma colocação no mercado de trabalho. Tenho amigos que trabalham nessa área de operador de caixa”, diz. “Meu sonho é fazer faculdade de Logística. Futuramente, também tentarei fazer esse curso pelo Cetam”.

 

Quem também não vê a hora de voltar a estudar é Raíra de Alfaia Lopes, 22. Casada, moradora do Jorge Teixeira, ela garantiu sua inscrição para o curso de Atendente de Farmácia. “Tenho fé que agora vou, finalmente, me empregar”, revelou a jovem, já desanimada diante de tanto não. “Eu e meu marido estamos desempregados e queremos muito mudar essa situação. Vivemos da ajuda dos meus avós”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O Cetam iniciará no Ceti Elisa Bessa Freire os seguintes cursos: Agente de Portaria; Assistente Administrativo; Atendente de Farmácia; Auxiliar de Contabilidade; Conferente de Mercadorias; Estoquista; Leitura e Interpretação de Componentes Eletrônicos; Operações em Logística; Operador de Caixa e Repositor de Mercadorias.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.