30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
14/12/2023

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado nesta quinta-feira (14/12)

Foto: Reprodução

Informativo conta com atualizações dos sistemas de monitoramento

O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulga o boletim com informações atualizadas sobre a estiagem no estado, nesta quinta-feira (14/12). Nos últimos dias, o nível do Rio Negro, em Manaus, subiu 54 centímetros.

 

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 599 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.

 

Veja também 

 

Comissão do Senado aprova porte de arma a agentes da Funa

 

 MPF, DPU e MPAL pedem o bloqueio de R$ 1 bilhão da Braskem

 

CALHA DO JURUÁ

 

Nos últimos 5 dias a estação de referência no rio Juruá, situada em Itamarati, registrou subida de 1,50 m. Na região próxima a nascente da calha, Guajará (Cruzeiro do Sul) nos últimos 5 dias o nível do rio baixou 1,30 m e em Ipixuna subiu 1,45 m, devido a oscilação esperada entre as transições de estações.

 

CALHA DO PURUS

 

Nos últimos 5 dias, a estação de referência da calha do Purus, localizada próxima a foz do rio, no município de Beruri, registrou uma subida de 85 cm, o que é esperado no momento.

 

CALHA DO MADEIRA

 

A estação de referência da calha do Madeira, localizada no município de Humaitá, registrou uma subida de 1,15 m.

 

CALHA DO SOLIMÕES

 

Nos últimos 5 dias, a estação de referência em Tabatinga registrou uma subida de 0,53 m. Já na região próxima à foz da calha, em Manacapuru, foi registrada uma subida de 0,65 m.

 

CALHA DO AMAZONAS

 

Em Itacoatiara, foi registrado nos últimos 5 dias, uma elevação de 55 cm.

 

CALHA DO NEGRO

 

Nos últimos 5 dias no alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, foi registrado uma elevação de 24 cm, na porção média da calha, no município de Barcelos, foi registrada descida de 3 cm, já em Manaus, nos últimos 5 dias houve uma elevação de 54 cm.


O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD - Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.


Esses números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental foi instituído pelo governador Wilson Lima no dia 29 de setembro. O governador também anunciou medidas para reforçar as ações do Governo, que já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.