17 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/06/2024

Governo do Amazonas e CBA planejam ação conjunta para mitigar efeitos das mudanças do clima

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

Vice-governador Tadeu de Souza discutiu soluções com gestores e cientistas do centro vinculado ao MDIC

O Governo do Amazonas e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) abriram diálogo, nesta quinta-feira (13/06), em torno de um planejamento estratégico conjunto - incluindo um protocolo de intenções e um projeto de segurança alimentar - para aprimorar as políticas públicas de mitigação dos efeitos de uma possível estiagem severa este ano no estado, agravada pelas mudanças climáticas.

 

O pontapé inicial no trabalho foi dado pelo vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, que liderou uma equipe composta por gestores e especialistas de pastas estaduais ligadas ao tema, durante a reunião técnica realizada na sede do órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

 

A ação faz parte das medidas do governo Wilson Lima de antecipação do enfrentamento de uma seca tão ou mais intensa do que a registrada em 2023. O vice-governador reiterou que o objetivo maior é integrar ações de secretarias e órgãos estaduais e federais para que o Estado fortaleça a tomada de decisões com base nos conhecimentos científicos.

 

Veja também

 

Em comemorações dos 59 anos da Suhab, governador Wilson Lima regulariza mais de 2,5 mil novas unidades habitacionais de Manaus

 

Projetos de Lei que beneficiam servidores da Prefeitura de Manaus recebem aprovação dos vereadores


 

“A gestão pública tem o desafio de fazer uma readequação de suas políticas tendo em vista essa nova dinâmica dos eventos climáticos extremos. Isso impacta, diretamente, a prestação do serviço público, a saúde pública e a atividade econômica. Por isso, a gente precisa se subsidiar de quem tem conhecimento, de quem produz ciência”, ressaltou Tadeu de Souza.

 

Estiveram presentes na comitiva os titulares da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), Márcia Perales. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) teve como representante a secretária executiva Daniela Jaime.

 

Pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), participaram do encontro o diretor de Planejamento, Vitor Goes; o chefe do departamento Florestal, Luiz Rocha; e o gerente de Pesca, Paulo Tavares. Também esteve presente o chefe de departamento da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Márcio Pinheiro.

 

 

BENEFÍCIOS CONCRETOS

 

O diretor da instituição, Márcio Miranda, destacou a importância da integração das esferas governamentais para que o conhecimento gerado nas bancadas dos laboratórios do CBA possam chegar 'na ponta' e render benefícios concretos à sociedade.

 

“Estamos extremamente satisfeitos de podermos fazer aquilo que foi discutido nessa reunião, que é esse alinhamento de políticas públicas a partir de instituições diante das dificuldades causadas pelas mudanças climáticas globais. Vamos, sim, estabelecer uma base formal de relação e desenvolver uma agenda que permita a gente se engajar nesse esforço coletivo", assegurou.

 

Na ocasião, o CBA apresentou ao Governo do Amazonas um projeto, desenvolvido pela pesquisadora Dra. Maria Angélica de Almeida Corrêa, que pode contribuir com a segurança alimentar de populações vulneráveis no período da seca. A iniciativa, que envolve o fornecimento de proteína animal, será discutida em conjunto com a Fapeam, Sepror e Idam.

 

Além disso, um workshop será realizado pela Fapeam, em julho, com o objetivo de identificar mais soluções para o enfrentamento da estiagem no Amazonas. A diretora-presidente Márcia Perales Mendes, afirmou que, a partir da reunião com o CBA, a integração de ações permitirá a identificação de novos projetos inovadores.

 

“Somos o quinto estado do Brasil em inovação e o primeiro em financiamento, com apoio de bolsa de mestrado e doutorado. Isso é possível porque temos o apoio do governador Wilson Lima e do vice-governador Tadeu de Souza, e é fundamental para que possamos distribuir esses recursos via concorrência pública. É uma reunião que traz possibilidades de novas articulações e isso é muito importante”, disse a diretora-presidente.

 

Fotos: Ricardo Machado

 

UNIÃO DE ESFORÇOS

 

O titular da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou a importância da soma de esforços para a geração de negócios sustentáveis. “Este é o momento em que se inicia uma conversa com todos os órgãos da Ciência, Tecnologia & Inovação, centralizado no CBA. É importante ter a presença do vice-governador Tadeu de Souza, que foi quem tomou a iniciativa dessa agenda. Juntos, conversando, dialogando, vamos avançar”, declarou.

 

O representante do Governo do Estado no Conselho de Administração do CBA, Francisco Soares, apontou que a reunião é um passo importante para a convergência de políticas públicas em Ciência e Tecnologia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

“Tivemos uma agenda para unir forças, reunir essas instituições em torno do mesmo objetivo, que é trazer desenvolvimento sustentável econômico e social, com base na pesquisa, no conhecimento e na ciência. E isso será possível alcançar de forma mais célebre e melhor com a união dessas instituições”, afirmou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.