NOTÍCIAS
Educação
Governo do Amazonas e Unicef realizam Encontro Estadual 'Zelar e Proteger' para fortalecer rede de proteção infanto-juvenil
Foto: Paula Pessoa/UGPE

Neste primeiro dia, o evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos Municipais

Conselheiros tutelares de todo o Amazonas e representantes dos Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) participam, em Manaus, do Encontro Estadual “Zelar e Proteger”, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Cerca de 250 pessoas compareceram à abertura do evento, nesta terça-feira (12/08), no auditório do Ministério Público do Amazonas, na Zona Oeste de Manaus. A programação segue até esta quarta-feira (13/08), das 8h às 17h.

 

A capacitação faz parte das ações do Selo Unicef, edição 2025-2028. O Selo é uma iniciativa do Unicef com o apoio do Governo do Amazonas, que promove ações voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco especial em saúde e educação, além da proteção social e contra violências.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) coordena as ações do Selo no estado, com o apoio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Educação e Desporto Escolar e de Saúde (SES-AM), além da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e do parceiro implementador, o Instituto Amazônia Açu (Iaçu).

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus fiscaliza fase final das obras de recuperação do parque dos Bilhares

 

Prefeitura intensifica combate ao transporte clandestino com operação no bairro Colônia Oliveira Machado

 

Coordenadora de projetos do Unicef na Sedurb e UGPE, Reny Moita

 

O encontro, que também tem o apoio do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) e da Unidade de Gestão Integrada (UGI), está abordando temas como a prevenção à violência, aplicação da Lei da Escuta Protegida, uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), abordagem étnico-racial e gestão por resultados.

 

A coordenadora de projetos do Unicef na Sedurb e UGPE, Reny Moita, que representou o secretário Marcellus Campêlo na cerimônia de abertura, destacou que o evento busca alinhar e integrar as ações da rede de proteção nos municípios.

 

“O Zelar e Proteger fortalece a rede de proteção à infância e adolescência nos 61 municípios, alinhando informações, integrando ações e garantindo um atendimento mais humanizado para crianças, adolescentes e famílias. Além disso, é mais um passo importante para que os municípios alcancem o Selo Unicef”, ressalta a coordenadora.

 

Oficial de Proteção contra a Violência do Unicef Brasil, Nayana Goes

 

Segundo a oficial de Proteção contra a Violência do Unicef Brasil, Nayana Goes, o encontro reforça o compromisso do Selo com a prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência infantojuvenil. “Queremos conhecer as realidades dos municípios, trocar experiências e construir, juntos, soluções para uma atuação coordenada, sempre com crianças e adolescentes no centro de nossas ações”, afirma.

 

Participaram também da abertura do evento, as secretárias de Estado da SES-AM, Nayara Maksoud, da Seas, Kely Patrícia Paixão, da Educação, Arlete Mendonça; e a secretária Executiva de Direito da Criança e Adolescente da Sejusc, Rosalina Lobo. Além delas, a presidente Estadual dos Conselhos Tutelares do Amazonas (Fectam), Silvia Carla Furtado; a juíza titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível e Coordenadora do Comitê Gestor Local da Política Judiciária da Primeira Infância, Rebeca de Mendonça Lima, entre outras autoridades.

 

Conselheiro Tutelar do município de Maués, Ramon Rodrigues

 

O conselheiro tutelar do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), Ramon Rodrigues, que está participando da capacitação, destacou a importância da iniciativa para o trabalho que realiza. "Esses encontros fortalecem o sistema de proteção, permitem trocar experiências e buscar soluções conjuntas para melhorar nosso trabalho na ponta, para melhor acolher crianças e adolescentes", disse.

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

A Sessão Cine Proteção marcou o início da programação na manhã desta terça-feira (12/08), com exibição do filme “Manas”. A obra retrata a realidade de meninas da Ilha de Marajó (PA) e a luta contra a exploração sexual infantil.

 

A sessão contou com a presença do delegado Rodrigo Amorim e irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, inspirações reais da história. Após a exibição do filme, os convidados participaram de um debate com a temática retratada e reflexão sobre o fortalecimento da rede de proteção à infância.

 

Ao longo da programação, será realizada, ainda, a apresentação da história e metodologia do Selo, com destaque para os resultados alcançados na edição anterior, de 2021 a 2024, e para a proposta do novo ciclo. O objetivo é reforçar o papel dos Conselhos Tutelares como agentes mobilizadores nos municípios, incentivando a adesão das gestões à estratégia para fortalecer a prevenção e a resposta a casos de violência contra crianças e adolescentes.

 

RESULTADOS ALCANÇADOS

 

Fotos: Paula Pessoa/UGPE

 

Na edição 2021-2024 do Selo Unicef, o Amazonas superou a média nacional em três indicadores, alcançando a melhor participação na história dos 25 anos da certificação. Ao todo, 55 municípios amazonenses participaram e 29 foram certificados, um número 3,5 vezes maior do que na edição 2017-2020, quando apenas oito conseguiram atingir as metas.

 

Entre os resultados alcançados na edição passada, se destaca o aumento de 8,8% na cobertura vacinal da Tríplice Viral D2, frente aos 2,6% registrados nacionalmente; a redução de 39,3% nas taxas de abandono escolar; e a ampliação do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O Governo do Estado desempenha o papel de facilitador do Selo, apoiando os municípios na implementação de ações que os ajudem a cumprir os critérios da certificação. Dentre eles, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o alcance de pelo menos 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.