27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
08/03/2024

Governo do Amazonas lança o Movimento Estadual Março Lilás 2024

Foto: Reprodução

Campanha alerta a população sobre a prevenção ao câncer do colo do útero

O Governo do Amazonas lançou, na tarde desta sexta-feira (08/03), o Movimento Estadual Março Lilás 2024, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a prevenção ao câncer do colo do útero, uma doença que é 100% evitável.

 

O diretor-presidente da instituição, Gerson Mourão, destacou a construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu).

 

“Talvez esse seja o maior evento em termos de saúde pública que a gente pode falar nesse Março Lilás, porque o governador entendeu o nosso olhar. Ele [o Cepcolu] vai representar um divisor de águas. Nós vamos realizar ali pequenas cirurgias. A paciente interna, faz a cirurgia e vai embora. Ela [a paciente] tem uma lesão que não é um câncer ainda, você corta o colo dela, ela está curada daquela lesão e, portanto, ela não vai evoluir”, afirmou Mourão.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus oferta vacina contra dengue em oito unidades de saúde neste sábado, 9/3

 

Dia Internacional da Mulher: celebração e alerta para a saúde feminina

 

O câncer do colo do útero é a neoplasia maligna mais frequente na população feminina do Amazonas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados 610 casos novos da doença no Estado para o ano de 2024.

 


AÇÕES

 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e FCecon, tem implementado ações para combater o câncer do colo do útero, como a própria criação do Movimento Março Lilás, no ano de 2019, como parte do calendário oficial de eventos.

 

“O governo do Amazonas, na pessoa do governador Wilson Lima, sempre teve e terá uma preocupação constante com a saúde da mulher amazonense”, afirmou o diretor-presidente do Sistema de Comunicação Encontro das Águas, Oswaldo Lopes.



Em 2020, foi criado um fluxo de regulação para as consultas de mulheres que necessitam fazer conização na Fundação Cecon. A conização é uma pequena cirurgia que retira as lesões pré-malignas do colo do útero, evitando que evolua para o câncer. Este fluxo organizou a chegada das mulheres na FCecon, evitando que as mulheres se sentissem perdidas no sistema de saúde.



“É importante chamar atenção da sociedade para união dos órgãos a nível federal, estadual e municipal para que todos encontrem diretrizes de acordo com a nossa regionalidade”, acrescentou Marília Muniz, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Amazonense.

 

 

CEPCOLU

 

O Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) será um hospital-dia com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos. Será um local exclusivo para a realização da conização, aumentando o acesso das mulheres à prevenção terciária deste câncer.



PARCERIA


Em agosto de 2023, a FCecon e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) firmaram um acordo de cooperação técnica para a conclusão da obra. A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre de 2024.

 

“Esta é uma obra muito importante, não só para o Estado, mas para todas as mulheres porque esse Centro vai ajudar no combate ao câncer de colo de útero nas mulheres. Eu me sinto muito honrada, não só como mulher, mas também como profissional por estar participando da construção dessa obra”, ressaltou Alcineia Nunes, coordenadora de Engenharia/Manutenção da UGPE.

 

 

PREVENÇÃO

 

O câncer do colo do útero é causado por inflamações persistentes de tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV). O vírus é adquirido sexualmente ou por contato íntimo.



A prevenção primária para o câncer do colo do útero é a vacinação contra o HPV, que é indicada a meninas e meninos, dos 9 aos 14 anos. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).



Já a prevenção secundária é o exame preventivo que deve ser feito pela mulher mesmo sem qualquer queixa ginecológica, como dor, sangramento ou corrimento. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Foto: Mauro Neto / Secom

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.