Iniciativa sustentável foi criada para realizar o beneficiamento e agregação de valor ao pescado
O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), promoveu, durante o Feirão do Pescado - edição Semana Santa, um projeto de reaproveitamento de aparas e espinhas de peixes comercializados nos três pontos do Feirão na capital.
Criada como uma nova forma de realizar o beneficiamento e agregação de valor ao pescado, a iniciativa sustentável foi realizada por uma equipe técnica da ADS, que apresentou e demonstrou a produção de picadinho de peixe e outras receitas que utilizam o produto reaproveitado.
Segundo a engenheira de pesca da ADS Eveli Cristiane dos Santos, o objetivo do reaproveitamento é a sustentabilidade, foco principal das iniciativas da agência governamental.
Veja também
Feirão do Pescado: ADS registra venda de mais de 12 toneladas de peixes no segundo dia do evento
Engenheira de pesca Eveli Cristiane, da ADS
“Nós resolvemos incrementar nas feiras para mostrar ao público que podem ser feitas outras alternativas de alimento com a proteína do peixe. O nosso reaproveitamento é justamente das aparas e espinhas para fazer o picadinho e os embutidos, que são o hambúrguer de peixe, o quibe e os bolinhos”, explicou.
O projeto da ADS também tem como objetivo de levar capacitação de reaproveitamento de pescado para toda a comunidade. Além disso, a intenção é capacitar merendeiras para levar alimentação saudável e sustentável aos alunos das escolas da rede estadual de ensino.
FEIRÃO DO PESCADO
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Fotos: Arthur Castro/Secom
Ação do Governo do Amazonas, por meio da ADS, o Feirão do Pescado 2025 se estendeu até esta sexta-feira (18/04), na Arena Amadeu Teixeira, Zona Centro-Sul; no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte; e no Centro Cultural Povos da Amazônia, na Zona Sul da capital