30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
07/02/2024

Governo do Amazonas reforça a preparação dos alunos da rede pública para área de tecnologia com projeto Edutech

Foto: Reprodução

Estado também terá ampliação de ensino bilíngue nas escolas, bolsas de idioma e novos laboratórios

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, cria e amplia incentivos para impulsionar carreira profissional dos estudantes da rede pública de ensino. Uma das iniciativas inéditas é o projeto Edutech, que visa a formação de estudantes na área de tecnologia, inovação e cultura digital para fortalecer o desempenho dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas.

 

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, nesta quarta-feira (07/02), durante abertura do ano letivo 2024, na Escola Estadual (EE) Governador Melo e Póvoas, Zona Oeste de Manaus.


O programa Edutech possui um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões e 36 mil kits de robótica adquiridos. De acordo com o governador, o objetivo é começar a preparar alunos para o ensino profissionalizante e, futuramente, para o mercado de trabalho.

 

Veja também

 

Deputado Cabo Maciel destaca investimentos na área de educação durante abertura do ano letivo no Amazonas

 

WILSON LIMA ABRE ANO LETIVO COM AMPLIAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE E INAUGURAÇÃO DE 32 LABORATÓRIO DE ROBÓTICA E ENSINO TECNOLÓGICO

 


“São aproximadamente 32 mil alunos beneficiados com essa nova plataforma que a gente está inserindo na grade curricular. A gente tem pessoal especializado em tecnologia, nessa linguagem de robótica, que vai dar assessoramento para alunos do 9º ano e como uma parte de preparação para a entrada no ensino médio, levando em consideração o novo ensino médio, que já prevê que o aluno saia também com certificado profissionalizante, preparado já para o mercado de trabalho”, afirmou Wilson Lima.

 

O kit Edutech é composto por dois livros didáticos, que irão possibilitar o aprendizado de programação em blocos e automação. Além dos livros, os alunos também receberão o kit tecnológico com itens, como: a placa Arduíno UNO, leds, cabos, protoboard, resistores e sensores. O projeto piloto aconteceu na Escola Estadual Senador Antovila Mourao Vieira, na zona sul, com cerca de 80 alunos do 9º ano.


A aluna Sara Mota, de 14 anos, integrou a equipe que elaborou um protótipo de jogo voltado à inclusão de pessoas cegas.

 

Foto: Aluna Sara Mota


“Como a gente foi a escola piloto, foi inovador para a gente. Criamos o clubinho Edutech, que é uma salinha onde criamos os protótipos e apps. Com um projeto a gente recebeu um incentivo para firmar mais com a tecnologia. Eu pretendo levar isso mais para frente, já que a tecnologia é algo que está crescendo muito, então é algo que o mercado de trabalho está pedindo bastante”, comentou a adolescente.


Após participar do projeto, a aluna Maria Eduarda Silva, 15 anos, passou a se interessar por tecnologia.

 

Foto: Aluna Maria Eduarda


“Conforme o projeto foi vindo para nossa escola, eu aprendi muita coisa sobre a tecnologia. E eu percebi que tem muitas grandes oportunidades para entrar nessa área com esse projeto”, disse a jovem.


Maria Eduarda acredita ainda que a expansão do projeto para toda a rede estadual será um grande incentivo para os alunos.


“Eu acho o máximo, porque muitas pessoas não têm um benefício financeiro, para poder cursar um curso de robótica, informática, com esse projeto muitas crianças, jovens, podem ter essa oportunidade de aprender mais sobre a tecnologia dentro da escola e, futuramente, quem quiser cursar essa área, já vai ter pelo menos o básico já vindo da escola”, completou Maria Eduarda.

 

Foto: Alex Pazuello/Secom

 

Ampliação do ensino de idiomas - O Governo do Amazonas está expandindo o ensino bilíngue na rede estadual, com iniciativas como o "Projeto Jovem Bilíngue" e a instauração do ensino bilíngue português-francês, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire. Isso aumentará a capacidade de oferta em 33,8%, beneficiando mais de 6,3 mil alunos. O Projeto Jovem Bilíngue, em parceria com o Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (Icbeu), atenderá cerca de 1 mil alunos do 1º ano do Ensino Médio, com aulas inaugurais previstas para 26 de fevereiro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Novas Unidades Espaço Maker - Outras 31 escolas da rede passam a contar com o Espaço Maker, que somados aos 51 já inaugurados, chegam a 83 salas entregues em escolas da rede, beneficiando aproximadamente 54 mil alunos, na capital e no interior. São 40 Espaços Makers na capital e 43 no interior. Nas 32 Salas Maker inauguradas nesta quarta-feira, o Governo do Amazonas investiu cerca de R$ 10,9 milhões. Os laboratórios oferecem equipamentos para o aprendizado de robótica, programação, impressão 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística, ampliando o conhecimento dos alunos em diversas áreas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.