21 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
23/02/2024

Governo do Amazonas vai antecipar obras da rede de água e esgoto do Prosai Parintins

Foto: Reprodução

A medida será adotada para solucionar, definitivamente, a questão dos poços contaminados no município e devem iniciar em junho

O Governo do Amazonas vai antecipar as obras de melhorias do sistema de abastecimento de água e esgoto do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

 

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23/02), pelo governador Wilson Lima, após reunião em Brasília entre a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo programa, e a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador.

 

Com isso, o governo estadual dá início ao trabalho para solucionar de forma definitiva a questão dos poços artesianos no município. No final do ano passado, o governador já havia colocado a estrutura estadual à disposição da Prefeitura de Parintins, atual responsável pelo abastecimento do município, para tratar a questão. O Prosai Parintins vai atender cem por cento da cidade com água tratada e levar esgoto para 25% dos moradores da área de intervenção do programa.

  

Veja também

 

Idam auxilia produtores rurais de Boa Vista do Ramos na entrega de 41 documentos para atuação na meliponicultora

 

Sistema viário de Boa Vista do Ramos recebe pavimentação

 

“O início desse trabalho reforça o nosso compromisso em melhorar a qualidade da água de Parintins e marca, definitivamente a resolução de um problema que afeta a população do município há décadas. E aqui quero agradecer ao BID pela sensibilidade de autorizar a antecipação desse trabalho e pela confiança no Governo do Amazonas”, disse Wilson Lima.

 

Segundo Marcellus Campêlo, titular da UGPE, as obras estão sendo antecipadas antes mesmo da assinatura do contrato com o BID, devido à situação de emergência em que se encontra o município. “Acordamos com o banco de iniciarmos os estudos para que, no máximo, até o mês de junho deste ano as obras possam acontecer”, afirmou Marcellus Campêlo, que estava acompanhado na reunião do subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, e da subcoordenadora Administrava e Financeira, Daniella Jaime. A vereadora Brena Dianah, de Parintins, também participou da reunião.

 

O pedido de operação de crédito do Governo do Amazonas para o Prosai Parintins foi aprovado no último dia 2 de janeiro pela diretoria do BID, em Whashington, o que, de acordo com Campêlo, permite que a UGPE antecipe os processos de licitação. As obras de água e esgoto serão feitas com recursos de fonte estadual para reembolso posterior do BID.

 

Na reunião com o BID também foi tratado sobre as etapas a serem cumpridas antes da assinatura do contrato, que incluem os trâmites junto à União e o Senado Federal. Também falou-se sobre o andamento das tratativas institucionais com a Prefeitura de Parintins e os órgãos municipais para assinatura dos convênios que serão necessários.

 

Foto: Líder da Divisão de Água e Saneamento do BID no Brasil,

Gustavo Méndez e o secretário da UGPE Marcellus Campêlo

 

PROSAI PARINTINS

 

O Prosai Parintins terá um total de U$ 87,5 milhões em investimentos, incluindo o financiamento no valor de US$ 70 milhões fruto da operação de crédito, mais a contrapartida direta de U$ 17,5 milhões do Estado. Os recursos vão permitir a urbanização de uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa.

 

O objetivo das intervenções é solucionar os problemas ambientais, urbanísticos e sociais do local e redondezas. As obras previstas são de drenagem, cobertura de água e de esgoto sanitário, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais e parques urbanos, entre outros equipamentos públicos, além de recuperação da cobertura vegetal de áreas degradas.

 

PROSAMIN+ AVANÇA EM MANAUS

 

A reunião em Brasília, comandada pelo líder da Divisão de Água e Saneamento do BID no Brasil e coordenador dos Países do Cone Sul, Gustavo Méndez, com a participação de especialistas da instituição, também tratou dos avanços do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que é executado na capital, Manaus, e da programação de desembolso das partes – governo e banco.

 

“No marco do Prosai Parintins, temos boas notícias, pois a UGPE está avançando com todos os trâmites para a assinatura do contrato e a missão de antecipar obras para benefício da população, entre elas todas as ações que têm que ser tomadas para garantir a qualidade da água. Sobre o Prosamin+, é impressionante a quantidade de frentes de obras em execução. O programa está caminhando melhor do que se havia programado”, afirmo Mendez.

 

Segundo a UGPE, sete frentes de obras tiveram ordem de serviço expedida na área da Comunidade da Sharp e outras cinco na Manaus 2000 e muitas delas já estão em plena execução. Há expectativa de entrega, até dezembro, de 280 unidades habitacionais e o reassentamento de mais de 1.060 famílias. O programa já reassentou, até o momento, mais de mil famílias.

 

Estão em andamento obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água, macro e micro drenagem, terraplenagem, sistema viário, unidades habitacionais, uma ponte na avenida Grande Circular, intervenção que é importante para prevenir alagações na área. Também avançam demolições gerais, supressão vegetal, limpeza de áreas degradadas, remoções e transporte de materiais, mudanças de moradores e remanejamento, movimentação de terra, entre outros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Outra obra que avança é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Raiz, em uma área remanescente do Prosamin II, na zona sul. Construída pela concessionária de serviços de água e esgoto do Município, a ETE Raiz faz parte do acordo de cooperação firmado entre Estado e Prefeitura de Manaus, por meio do qual o governo doou o terreno para a concessionária construir a estação de tratamento. A estação irá receber os efluentes trazidos pela rede de esgoto construída pelo Prosamin+. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.