Secretaria de Comunicação da Presidência da República abre consulta pública para receber sugestões de pessoas e organizações interessadas
Para superar o desafio de educar para o mundo digital, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República elaborou um conjunto de eixos de atuação para nortear sua política pública de educação midiática. O documento foi tornado público nesta sexta-feira (19) para receber sugestões.
A Secom pretende alcançar e mobilizar a sociedade civil, movimentos sociais, instituições e órgãos públicos e privados, além de coletivos e pessoas atuantes no tema, para contribuírem com críticas e propostas às iniciativas planejadas para implementação nos próximos anos, com participação social e transparência.
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COMO PARTICIPAR
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Envie sua colaboração até o dia 15 de junho.
SOBRE O QUE OPINAR
Dividido em tópicos, o documento para a Audiência Pública para elaborar a política pública de educação midiática aborda diversos temas:
papel das crianças e adolescentes no contexto digital,
educação midiática para pessoas adultas,
orientações sobre o uso consciente de telas por crianças e adolescentes,
parcerias com organizações da sociedade civil,
difusão de conteúdos de educação midiática,
parcerias estratégicas com universidades federais e
pactuação de compromissos com plataformas digitais.
O QUE É EDUCAÇÃO MDIÁTICA
A educação midiática abrange o desenvolvimento de um conjunto de habilidades de natureza crítica, que se relacionam à interação com a tecnologia e a informação, possibilitando o acesso, a análise e a produção de conteúdos midiáticos a fim de que as pessoas possam participar do ambiente digital de forma crítica, reflexiva e saudável.
Os desafios presentes no ambiente digital apontam para a urgência de se formular e implementar políticas públicas com foco no desenvolvimento de competências, para que todas as pessoas possam analisar, interagir e produzir conteúdos digitais de forma consciente, responsável e cidadã. É aí que entra a educação midiática.
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A política pública de educação midiática está sob responsabilidade da Secretaria de Políticas Digitais, por meio da Coordenação Geral de Educação Midiática. O Ministério da Educação (MEC) é parceiro da ação.
Fonte: Revista Fórum