NOTÍCIAS
Política
Governo Lula mantém negociações com EUA, mas vê pouca chance de barrar tarifaço de Trump
Foto: Reprodução

A avaliação do Itamaraty, no entanto, é que o escritório do representante comercial americano tem se mostrado inflexível aos argumentos técnicos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuará negociando com os Estados Unidos para tentar evitar a imposição de novas tarifas sobre produtos brasileiros. Apesar dos esforços diplomáticos, integrantes do Palácio do Planalto e do Itamaraty avaliam que todos os argumentos técnicos já foram apresentados ao governo norte-americano e que, neste momento, a principal expectativa é ampliar a lista de produtos que poderão ficar de fora do chamado tarifaço.

 

A decisão final está nas mãos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que analisa a aplicação de tarifas de 25% e 12,5% sobre diferentes produtos exportados pelo Brasil. O governo brasileiro acredita que, caso Trump leve em consideração os impactos econômicos para empresas e consumidores americanos, poderá rever a medida ou ampliar o número de exceções.

 

Segundo fontes do Itamaraty, as negociações seguem em andamento. Uma nova rodada técnica foi realizada nesta semana e outros encontros entre autoridades brasileiras e representantes do governo americano estão previstos para os próximos dias. No entanto, diplomatas afirmam que o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) tem mantido uma postura considerada "inflexível" diante dos argumentos apresentados pelo Brasil.

 

Veja também

 

Flávio Bolsonaro chama operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro de ''cortina de fumaça'' e critica ação

 

Pesquisa aponta Michelle Bolsonaro como a mulher mais poderosa do Brasil, diz levantamento

 

De acordo com integrantes da diplomacia brasileira, o governo forneceu todas as informações solicitadas pelos Estados Unidos, incluindo dados sobre desmatamento, sistema de pagamentos via Pix e outros temas comerciais. Mesmo assim, os técnicos brasileiros afirmam que os documentos recebidos dos americanos repetem justificativas já apresentadas anteriormente, sem indicar abertura para mudanças significativas.

 

Nos bastidores, o governo também acompanha a movimentação política envolvendo o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL), que permanece nos Estados Unidos buscando apoio para adiar a decisão sobre o tarifaço. No Planalto, a avaliação é de que um eventual adiamento poderia ser utilizado politicamente durante a campanha eleitoral de 2026.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

 

Com prazo previsto para terminar no próximo dia 15 de julho, o governo brasileiro trabalha com a expectativa de que Trump anuncie uma decisão definitiva nos próximos dias. Enquanto isso, a estratégia seguirá baseada no diálogo diplomático, embora a percepção seja de que reverter completamente as tarifas se tornou uma possibilidade cada vez mais distante. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.