04 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Economia
29/11/2023

Governo reduz teto de juros para consignado de servidores públicos

Foto: Reprodução

Teto para empréstimo com desconto em folha foi reduzido de 2,05% para 1,80% ao mês. Redução também vale para pensionistas federais

Portaria assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e publicada nesta quarta-feira (29/11) no Diário Oficial da União (DOU) reduz de 2,05% para 1,80% ao mês o limite máximo nas taxas de juros praticadas em operações de empréstimos consignados contratados junto a cooperativas de crédito, instituições financeiras e entidades de previdência complementar por servidores públicos federais.


As instituições financeiras terão o prazo de até cinco dias para adequarem seus sistemas para a prática da taxa máxima fixada. Ficará proibida a oferta de taxas acima deste teto.

 

A medida vale para consignados realizados por servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e empregados públicos da Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações, bem como por anistiado político que receba reparação econômica, de caráter indenizatório, em prestação mensal, permanente e continuada.

 

Veja também

 

Esperança de vida ao nascer no Brasil fica em 75,5 anos em 2022

 

Alckmin diz que compras internacionais até US$ 50 voltarão a ser taxadas: 'É o próximo passo'


A pasta explica que o teto não se aplica às modalidades de cartão consignado de benefício e cartão de crédito, que serão definidos por portaria conjunta do MGI com o Ministério da Fazenda.


Esta é a primeira mudança com redução do teto de juros do consignado para servidores federais desde 2017.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“A redução do teto para empréstimo com desconto em folhas é condizente com a melhoria do ambiente macroeconômico, marcada por queda do desemprego, recuperação de salários, inflação controlada, retomada do investimento público e redução das taxas de juros pelo Banco Central”, diz a Gestão. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.