18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
25/01/2024

GP da F1 em Madri terá o triplo da inclinação de Indianápolis

Foto: Diego Radames

Sergio Pérez exibe o RB7, da F1 2011, no centro de Madri, capital da Espanha

A antiga Parabolica do Circuito de Monza, na Itália, com seus 23º graus de inclinação, e a Peraltada de surpreendentes 180º no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México, não existem mais na F1. Mas a categoria pretende trazer um desafio ainda maior para o calendário no futuro Circuito de Rua de Madri: a curva Valdebebas deve chegar a 30º de inclinação. A pista sediará o GP da Espanha a partir de 2026.

 

O valor é mais de três vezes maior que os 9º do Circuito de Indianápolis, que recebe as 500 Milhas de Indianápolis há mais de um século. Também supera os 19º da curva 3 do Circuito de Zandvoort, atual palco do GP da Holanda. A expectativa é que o trecho seja percorrido em seis segundos a 290 km/h.

 

A pista vai ser uma combinação entre circuito permanente e temporário; o trecho final do traçado ainda contará com duas ou três curvas. Além disso, há a expectativa de que o GP da Espanha sediado na capital do país europeu seja noturno.

 

Veja também

 

Campeão mundial, Scaloni diz que seguirá como técnico da Argentina

 

Mbappé decide assinar com o Real Madrid, diz jornal; veja valores da negociação

 

- Não queremos repetir elementos de outros circuitos. Madri terá sua própria personalidade. E sim, esperamos alguma surpresa, pode haver duas ou três que ainda não podemos mostrar. O fato de não estarmos limitados como em uma cidade nos permitiu ir até o limite. Mas o quanto, ainda dependerá das próximas etapas; da F1, da FIA (Federação Internacional do Automobilismo) e tudo que será discutido no projeto final - disse o engenheiro e projetista do circuito, Jarno Zafelli, ao portal "MARCA".

 

O anúncio da mudança de sede do GP da Espanha, que é realizado desde 1991 em Barcelona, foi feito no começo desta semana. O esboço inicial prevê um circuito de 5,474 km com 20 curvas e tempo de volta estimado em 1m32s4.

 

Assim como a atual sede, o Circuito de Barcelona, espera-se que a nova pista conte com curvas de baixa, média e alta velocidade.

 

Com contrato válido de 2026 a 2035, o futuro circuito vai estar localizado no centro de convenções IFEMA, a noroeste da capital e apenas 5 km do aeroporto Madrid-Barajas.

 

Ainda não se sabe o destino do Circuito de Barcelona, atual sede da etapa espanhola. No entanto, Stefano Domenicali, presidente da F1, afirmou que a chegada de Madri não significa que a Catalunha deixará a categoria.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein no que promete ser a temporada mais longa da história, com 24 etapas. A pré-temporada será entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Veja calendário e horários das provas.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.