Sergio Pérez exibe o RB7, da F1 2011, no centro de Madri, capital da Espanha
A antiga Parabolica do Circuito de Monza, na Itália, com seus 23º graus de inclinação, e a Peraltada de surpreendentes 180º no Autódromo Hermanos Rodriguez, no México, não existem mais na F1. Mas a categoria pretende trazer um desafio ainda maior para o calendário no futuro Circuito de Rua de Madri: a curva Valdebebas deve chegar a 30º de inclinação. A pista sediará o GP da Espanha a partir de 2026.
O valor é mais de três vezes maior que os 9º do Circuito de Indianápolis, que recebe as 500 Milhas de Indianápolis há mais de um século. Também supera os 19º da curva 3 do Circuito de Zandvoort, atual palco do GP da Holanda. A expectativa é que o trecho seja percorrido em seis segundos a 290 km/h.
A pista vai ser uma combinação entre circuito permanente e temporário; o trecho final do traçado ainda contará com duas ou três curvas. Além disso, há a expectativa de que o GP da Espanha sediado na capital do país europeu seja noturno.
Veja também
Campeão mundial, Scaloni diz que seguirá como técnico da Argentina
Mbappé decide assinar com o Real Madrid, diz jornal; veja valores da negociação
- Não queremos repetir elementos de outros circuitos. Madri terá sua própria personalidade. E sim, esperamos alguma surpresa, pode haver duas ou três que ainda não podemos mostrar. O fato de não estarmos limitados como em uma cidade nos permitiu ir até o limite. Mas o quanto, ainda dependerá das próximas etapas; da F1, da FIA (Federação Internacional do Automobilismo) e tudo que será discutido no projeto final - disse o engenheiro e projetista do circuito, Jarno Zafelli, ao portal "MARCA".
O anúncio da mudança de sede do GP da Espanha, que é realizado desde 1991 em Barcelona, foi feito no começo desta semana. O esboço inicial prevê um circuito de 5,474 km com 20 curvas e tempo de volta estimado em 1m32s4.
Assim como a atual sede, o Circuito de Barcelona, espera-se que a nova pista conte com curvas de baixa, média e alta velocidade.
Com contrato válido de 2026 a 2035, o futuro circuito vai estar localizado no centro de convenções IFEMA, a noroeste da capital e apenas 5 km do aeroporto Madrid-Barajas.
Ainda não se sabe o destino do Circuito de Barcelona, atual sede da etapa espanhola. No entanto, Stefano Domenicali, presidente da F1, afirmou que a chegada de Madri não significa que a Catalunha deixará a categoria.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein no que promete ser a temporada mais longa da história, com 24 etapas. A pré-temporada será entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Veja calendário e horários das provas.
Fonte: GE