NOTÍCIAS
Internacional
Guarda do Irã diz que decidirá fim da guerra
Foto: Reprodução

A Guarda Revolucionária do Irã disse que irá "determinar o fim da guerra" e que Teerã não permitirá que "um litro de petróleo" seja exportado da região se os ataques dos EUA e de Israel continuassem, informou a mídia estatal na terça-feira (horário local), citando o porta-voz da Guarda.

 

A declaração foi feita depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previu que a guerra no Oriente Médio poderia terminar em breve, mesmo com as demonstrações de apoio ao novo líder supremo Mojtaba Khamenei, em um sinal de que o país não está preparado para recuar tão cedo.

 

Os sinais conflitantes levaram os mercados a uma montanha-russa, com os preços do petróleo subindo e os mercados de ações despencando, antes de oscilarem na direção oposta após os comentários de Trump e os relatos de uma possível redução das sanções contra a energia russa.

 

Veja também

 

Trump critica escolha do novo líder do Irã e diz estar 'insatisfeito'

 

Israel amplia ataques ao Irã em 9º dia de conflitos; fumaça preta paira sobre Teerã

 

Khamenei, 56 anos, um clérigo xiita com uma base de poder entre as forças de segurança e seu vasto império de negócios, tinha sido declarado inaceitável por Trump, que exigiu a rendição incondicional do Irã. Trump disse que a guerra continuaria até que o Irã fosse "total e decisivamente derrotado", mas previu que terminaria em breve.

 

"Ela será concluída muito rapidamente", disse ele a parlamentares republicanos. "Já vencemos em muitos aspectos, mas não vencemos o suficiente", disse ele. Trump, no entanto, não definiu exatamente como seria a vitória na guerra.

 

A mídia estatal iraniana mostrou grandes multidões em várias cidades apoiando o novo líder, agitando bandeiras iranianas e segurando retratos de seu pai, Ali Khamenei, o líder supremo morto por um ataque israelense no primeiro dia da guerra.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Em Isfahan, a TV estatal relatou o som de explosões próximas de aparentes ataques aéreos, enquanto os partidários se reuniam na histórica Praça Imam, cantando "Deus é o Maior" abaixo de um palco com retratos de Ali e Mojtaba Khamenei. Em mais um sinal de desafio, os militares do Irã disseram que intensificariam seus ataques com mísseis. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.