NOTÍCIAS
Mulher
Guia da 'ppk' saudável: aprenda a fazer a higiene íntima corretamente
Foto: Reprodução

Cuidar da higiene íntima da vagina é essencial para a saúde e para a vida sexual; confira um guia de boas práticas

A higiene íntima ainda é um tabu para muitas mulheres. Manter a região genital limpa e saudável não é uma tarefa difícil, mas, em meio a uma avalanche de desinformações, alguns cuidados básicos deixam de ser feitos.

 

A região íntima feminina é uma porta de entrada para bactérias, fungos e vírus que podem causar aderências, irritações, corrimentos, mau cheiro e até doenças.

 

A ginecologista e obstetra Elis Nogueira destaca que a higiene íntima merece uma atenção especial pois, apesar de simples de ser feita, complicações podem ocorrer pela falta de cuidados ou por fazê-la de forma inadequada. Uma higiene inadequada é capaz de gerar infecções vaginais, alergias, irritações e alterações no PH.

 

Veja também

 

Março lilás: dicas para prevenir o câncer de colo de útero

 

Quer engravidar em 2025? Entenda como aumentar suas chances

“A primeira medida a ser considerada é o cuidado com o tipo de tecido da calcinha, que deve ser leve e respirável, preferencialmente de algodão, para evitar o ‘abafamento’ e a proliferação de bactérias”, explica.

 

 E APÓS O SEXO?

 

Sexo: 'After sex': Por que o depois é mais importante do que pensamos |  Brasil | EL PAÍS Brasil


Após o sexo, a mulher deve se atentar a alguns cuidados para a preservação da sua saúde. “É preciso deixar claro que a higiene da região íntima após o sexo não evita as infecções sexualmente transmissíveis. Sendo assim, o uso de preservativos é a única forma de evitar que se contraia a maioria das infecções”, acrescenta.

 

“A lavagem da região íntima após o sexo deve ser realizada, porém, com alguns cuidados. O primeiro é não usar ducha que injete água ou outra mistura dentro da vagina, que pode fazer com que bactérias e restos de gel lubrificante sejam levados ao colo do útero, provocando infecções severas, como a doença inflamatória pélvica”, esclarece.

 

SABONETES ÍNTIMOS SÃO UMA BOA IDEIA?

 

Sabonete íntimo feminino: os cuidados com a higiene de sua vagina

Fotos: Reprodução


Na hora de escolher um sabonete íntimo, é preciso respeitar o pH vaginal (ácido). Os sabonetes comuns são alcalinos e, por isso, irritam a flora vaginal. O correto é utilizar sabonete neutro ou íntimo, de preferência líquido. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.