25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/02/2023

Hachiko: a história do cachorro inspiração do filme 'sempre ao seu lado'

Foto: Reprodução

Em 2009, pessoas do mundo todo se comoveram com o filme Sempre ao seu lado, protagonizado por Richard Gere. O longa conta a história de Parker Wilson, um professor universitário que um dia, voltando do trabalho, encontra um filhote de akita abandonado.

 

Ele decide adotar o animal que se torna seu fiel companheiro, sempre esperando pelo retorno do dono, mesmo depois que Wilson morre.

 

O filme é baseado em uma história real, mas que aconteceu no Japão, durante a década de 1920. Todos os dias entre 1925 e 1935, Hachiko esperava que seu amigo voltasse em uma estação de trem de Tóquio.

 

Veja também

 

Astro Boots: botas gigantes de desenho animado se tornaram uma estranha obsessão na internet

 

Vibrador pós-parto? veja se masturbação é liberada no puerpério

 

HACHIKO E HIDESABURO UENO

 

Uma das várias estátuas feitas para homenagear Hachiko. (Fonte: Manish Prabhune/Flickr)

 

Hachiko nasceu no dia 10 de novembro de 1923, em uma fazenda localizada na província de Akita, no Japão. No ano seguinte, Hidesaburo Ueno adquiriu o animal e o levou para sua casa. Ueno era professor no departamento de agricultura da Universidade Imperial de Tóquio, e morava no bairro de Shibuya, na capital japonesa.

 

Desde seus primeiros dias com o seu novo dono, Hachiko o acompanhava até a estação de Shibuya. Ueno pegava o trem para o trabalho de manhã e retornava durante a tarde, chegando na estação às três da tarde em ponto. E todos os dias, ele encontrava Hachiko sentado ali, esperando por ele para que os dois retornassem juntos para casa.

 

A rotina foi mantida pela dupla ao longo de um ano, todos os dias, até que em maio de 1925, Ueno sofreu uma hemorragia cerebral durante uma de suas aulas. O professor não resistiu e acabou falecendo. No mesmo dia, Hachiko estava esperando pelo seu dono na estação de trem. Mas às 15 horas, Ueno não desceu do trem como sempre fazia.

 

SEMPRE AO SEU LADO

 

Hachiko e trabalhadores da estação de Shibuya. (Fonte: Wikimedia Commons)

 

Pouco tempo depois da morte de Ueno, Hachiko foi doado. Apesar disso, ele continuou retornando à estação, dia após dia. Logo, o animal começou a chamar a atenção das pessoas, que começaram a notar o animal solitário, sempre no mesmo horário.

 

No início, os trabalhadores da estação não eram tão amigáveis com Hachiko, com alguns tentando impedir que o cão retornasse. Porém, com o tempo, os funcionários conheceram a história e foram sendo conquistados pela fidelidade de Hachiko. Eles começaram a trazer comida para cão e alguns deles se sentavam ao seu lado para lhe fazer companhia.

 

Isso continuou acontecendo por semanas, meses e anos. Foi assim que a história se tornou conhecida. Primeiro na comunidade local de Shibuya e depois em Tóquio. Isso fez com que um dos ex-alunos de Ueno, Hirokichi Saito, fosse para Shibuya para poder testemunhar por si mesmo se o animal de estimação de seu professor ainda estaria esperando.

 

Túmulo onde estão enterrados Ueno e Hachiko. (Fonte: Time Out Tokyo)

Fotos: Reprodução

 

Saito ficou tão intrigado com a história que publicou vários artigos detalhando sua lealdade. Em 1932, quando um dos seus artigos foi publicado em um jornal, a história de Hachiko se espalhou por todo o Japão e o cachorro ganhou fama nacional, se tornando um símbolo de lealdade e uma espécie de amuleto de boa sorte.

 

Por nove anos e nove meses, Hachiko nunca desistiu de reencontrar seu antigo dono. Até que 8 de março de 1935, ele faleceu vítima de câncer, aos 11 anos. Por ser conhecido nacionalmente, a morte de Hachiko ganhou as manchetes nacionais. Ele foi cremado e suas cinzas foram colocadas ao lado do túmulo de Ueno. O mestre e seu cão leal finalmente se reuniram novamente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Hachiko foi taxidermizado e pode ser visto no Museu Nacional da Natureza e Ciência, em Tóquio. A história foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1987, com uma história bastante próxima da realidade. Em 2009, foi lançado o filme com Richard Gere, adaptado para os Estados Unidos e tornando a fidelidade de Hachiko conhecida no mundo inteiro.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.