NOTÍCIAS
Internacional
Heathrow espera que aeroporto será reaberto com 'operação completa' neste sábado (22)
Foto: Reprodução

Pouco antes, as companhias aéreas United Airlines e a Air Canada se pronunciaram através de seus porta-vozes e disseram que seus voos para Londres, com saída nesta sexta à noite, já estavam confirmados

O aeroporto internacional de Heathrow, em Londres, anunciou que pretende retomar sua operação por completo neste sábado (22). O comunicado foi divulgado por volta das 16h desta sexta-feira (21) no horário local (13h no horário de Brasília) e ocorre quase 12 horas após um incêndio provocar o cancelamento de todos seus voos de partida e chegada.

 

"Nossas equipes trabalharam incansavelmente desde o incidente para garantir uma recuperação rápida. Agora podemos reiniciar os voos com segurança, priorizando a repatriação e a realocação de aeronaves. Por favor, não viaje para o aeroporto, a menos que sua companhia aérea tenha lhe aconselhado a fazê-lo. Esperamos executar uma operação completa amanhã e forneceremos mais informações em breve", afirma o comunicado.

 

Na noite desta sexta-feira (21), um Airbus A380 da British Airways foi o primeiro avião a pousar em Heathrow depois de um incêndio em uma estação de energia paralisar completamente as operações do principal aeroporto londrino.

 

Veja também

 

Incêndio fecha aeroporto de Londres; voos em todo o mundo atrasam

 

Rússia diz que ataque de drone ucraniano já viola cessar-fogo

Mais cedo, a administração do aeroporto e porta-vozes das companhias aéreas United Airlines e Air Canada haviam confirmado que a retomada parcial das operações para Heathrow ocorreria ainda hoje.

 

"O Heathrow está reabrindo e planejamos operar nosso programação regular de voos para Londres a partir da noite desta sexta", disse a porta-voz da empresa canadense.

 

A boa notícia acalma passageiros pelo mundo todo que estavam preocupados após a administração do aeroporto afirmar horas antes que a paralisação ainda poderia durar alguns dias.

 

O Heathrow é o maior aeroporto da Europa e o quarto mais movimentado do mundo. Todos os voos desta sexta, cerca de 1.350, foram cancelados ou deslocados para pouso em outros aeroportos por conta de um apagão provocado por um incêndio em uma estação de energia próxima ao aeroporto, no oeste de Londres.

 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa companhias aéreas em todo o mundo, criticou o aeroporto internacional de Heathrow por não ter um plano B para a distribuição de energia.

 

VOOS CANCELADOS

 

O aeroporto internacional de Heathrow, o principal de Londres, o maior da Europa e um dos mais movimentados do mundo, passará esta sexta-feira (21) totalmente fechado por conta de um incêndio em uma estação de energia.

 

Todos os voos de chegada e saída foram cancelados, e a previsão é que as atividades sejam retomadas às 23h59 desta sexta-feira (21) pelo horário local (20h59 pelo horário de Brasília).

 

A administração do Heatrhow pediu para que as pessoas que têm voos agendados para esta sexta no aeroporto não se dirijam ao local e, em vez disso, entrem em contato com a companhia aérea.


Ainda de acordo com a administração, 1.357 voos estavam previstos no aeroporto internacional nesta sexta — 679 de chegada e 678 de saída. No total, cerca de 291.000 passageiros deveriam circular pelo Heathrow apenas nesta sexta.

 

O fechamento também provocou um efeito cascata no resto do mundo e fez com que centenas de outros voos também fossem cancelados ou tivessem suas rotas alteradas. Ao longo da madrugada, voos dos Estados Unidos em direção à Europa tiveram de dar meia-volta no meio do trajeto e retornar ao ponto de partida.

 

O incêndio, que começou nesta madrugada (ainda noite de quinta-feira pelo horário de Brasília), deixou o Heathrow sem energia e afetou todas as operações do aeroporto.

 

"Para garantir a segurança de nossos passageiros e colegas, Heathrow estará fechado até as 23h59 do dia 21 de março", disse um comunicado do aeroporto.


A British Airways, companhia britânica que é a principal operadora no Heatrhow, recomendou que seus clientes não se desloquem para o aeroporto até novo aviso. Já a Virgin Atlantic cancelou todos os seus voos que chegariam e decolariam de Heathrow até a próxima segunda (24).

 

A EasyJet, companhia britânica de baixo custo, disse nesta manhã que colocou sua frota de aviões de grande porte em rotas estratégicas nesta sexta e ao longo do fim de semana para realocar passageiros de voos cancelados no aeroporto de Londres.

 

De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, dezenas de voos já foram desviados para outros aeroportos. A companhia aérea Qantas Airways deslocou seus voos com destino a Londres para Paris, na França. Já a United Airlines enviou aviões que iriam a Londres para Shannon, na Irlanda.

 

A Eurocontrol, agência que gerencia as operações de controle de tráfego aéreo em toda a Europa, disse em seu site de operações que nenhuma chegada estava sendo permitida em Heathrow devido à falta de energia, e havia planos de desvio em vigor para os voos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O Heathrow é um dos aeroportos de duas pistas mais movimentados do mundo, com cerca de 1.300 decolagens e pousos combinados por dia. "O Heatrhow é um dos principais hubs do mundo", disse o porta-voz do site FlightRadar 24, Ian Petchenik. "Isso vai impactar as operações das companhias aéreas ao redor do mundo".

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.